A indicação nº 100/2019, de iniciativa do vereador Canjirana (PSL), aprovada por unanimidade na 15ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira (11), no plenário da Câmara, solicita ao Executivo a elaboração do Plano de Saneamento Básico do Município.
De acordo com o autor da indicação, o saneamento básico faz parte da estrutura base de qualquer região, bem como água e energia, e define o decorrer de outros fatores, principalmente, a saúde e a qualidade de vida, pois, segundo o edil, “um município saudável necessita de saneamento básico”.
“Nosso município carece de estrutura sanitária e o reflexo disso está nos bairros mais carentes. Muitos bairros ainda sofrem com gambiarras sanitárias, muitas delas desenvolvidas pelos próprios moradores como meio de intervenção”, justifica Canjirana.
O autor da proposição destacou a importância do Plano, com base no projeto recentemente aprovado pelo Senado que atualiza o Marco Relatório do Saneamento Básico.
“Os municípios tem seis meses para elaborar um Plano de Saneamento Básico, pois o saneamento básico é fundamental para a preservação ambiental. Quando vemos um esgoto a céu aberto, vemos que o plano é importante”, observou Canjirana.
*Ascom CMSF/Rafael Santana