Rede Imprensa

POLIVALENTE: Conheça Vinny Gang, artista simõesfilhense, vencedor do Prêmio Josélia Dias com Live Session

Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli 

“Eu acho que a gente nasce artista, mas na real, passei a descobrir isso quando passei a ter reconhecimento e as pessoas diziam que eu era bom naquilo que estava fazendo”. Foi com estas palavras que o Paulo Vinícius, 24 anos, o artistaVinny Gang”, morador da cidade de Simões Filho, na RMS; definiu a sensação de cedo ter descoberto a sua veia artística como uma forma de mostrar para o mundo sentimentos, e através do “Hip Hop se expressar e fazer a revolução, na perspectiva que a arte humaniza e aproxima as pessoas”.

ENTRE CAMINHOS E DESTINOS

Recentemente, o artista Vinny Gang, foi um dos vencedores do Prêmio Josélia Dias, organizado pela Secretaria de Cultura de Simões Filho (SECULT), com recursos da Lei Aldir Blanc. Artista negro e periférico, foi premiado com o seu projeto intitulado DREAMS (Live Session) com a Lei Aldir Blanc. O projeto traz contextos sociais mostrando a realidade urbana, além de dá oportunidade a outros artistas locais que foram convidados e tiveram uma importante participação no projeto.

Sua paixão pela arte foi descoberta por volta dos 13 anos. Na época, criado na igreja, ele sempre estava ligado a grupos culturais dentro da instituição religiosa. – Igreja Galileia, em Simões Filho. “Um amigo me apresentou um grupo de dança e aí todos os domingos tinha ensaio e eu me identifiquei bastante”, contou Vinny Gang, durante entrevista ao site “Rede Imprensa”.

O Hip Hop é feito de vários elementos, e de acordo com o jovem artista, desses elementos se adaptou em quase todos que são: Rap, DJ, Break e o Grafite.

Atualmente graduando em Letras – Inglês pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Vinny Gang, além de seguir firmemente no Breakboy (bboy), o elemento de dança de rua, ele é cantor e empreendedor na marca de roupa. Em 2019, o simõesfilhense lançou a marca Panther Company.

“O reconhecimento iniciou a partir do Break. Também tenho uma carreira não só na música, mas também no Break e já representei Simões Filho em alguns campeonatos nacionais, e já fizemos algumas parcerias em campeonatos, inclusive, já fui jurado em campeonato dentro do cenário baiano e convidado para batalhas. Meu grupo é chamado ‘Blessed Crew’, fomos representantes em campeonatos em São Paulo e assim surgiu o reconhecimento ao Bboy Vinny em batalhas”, disse em entrevista.

Através da arte e seus projetos, e por intermédio das suas redes sociais como o TikTok, Youtube, Instragram, o Vinny Gang a cada dia demonstra a ascensão na sua carreira que a cada dia vem conquistando o público local e até mesmo internacional. Somando com seus videoclipes no Youtube mais de 30 mil visualizações e mais de 10 mil streams em plataformas digitais de músicas. Ele acredita que sempre será capaz de realizar seus mais diversos sonhos de ser um grande artista nacional e continuar inspirando sua comunidade e todo o Estado da Bahia.

TORNANDO-SE UM ARTISTA POLIVALENTE

Em entrevista, Vinny Gang contou que no ano de 2018 começou a cantar. “A música surgiu em um momento muito especial da minha vida, e eu sentia que precisava falar e extravasar e aí surgiu a minha primeira música intitulada, Scarface (com colaboração do beatmaker Batata Killa de São Paulo e com produção musical de Dactes baiano, hoje produtor musical de Baco”, revela o artista simõesfilhense.

A sua música “Scarface”, retrata um pouco sobre questões sociais e periféricas dentro das comunidades. Logo após, veio a canção: “Elas querem Cash” – a música retrata contextos e vivências dentro da periferia, ostentações, e a música soma mais de 10 mil visualizações em streams e views na internet com produção do produtor musical Robert beats.

A música “Louis Vuitton”, com colaboração do Dom Felipe, artista musical de Salvador, soma mais de 30 mil visualizações no Youtube. Já a sua última música lançada, “DRIP”, contou com  a participação especial de um dos Mcs mais conhecido nacionalmente das batalhas que é o Zuluzão, oriundo da Grande São Paulo.

“Acredito que DRIP é um feito maior na minha carreira que foi feita com a colaboração de grandes artistas do cenário nacional como: Zuluzão, um Mc de batalhas bem conhecido no Youtube.  Tive a honra de fazer essa faixa junto com ele, juntamente com outros artistas da Bahia, como o Produtor Musical, King Daka”,  pontuou Vinny Gang.

RECONEXÃO:

Após um forte período de pandemia iniciado em 2020 e que alguns projetos ficaram parados, neste ano de 2022, através do Prêmio organizado pela Secretaria de Cultura de Simões Filho, o artista Vinny Gang, voltou a sentir uma forte reconexão com a arte. A Live Session “DREAMS”, palavra inglesa que significa “Sonhos”, contou com integrantes negros e periféricos de Simões Filho, como o Mc Real Rick, Jovem Blu, a apresentação da atriz e modelo Rafaela, do bairro de Simões Filho 1, tembém a participação do DJ Eddye de Camaçari, fotografia da Carina Mercês e o filmmaker RamiresAX, responsável pelo audiovisual.

Para o artista simõesfilhense, com “DREAMS” (Live Session premiada com a Lei Aldir Blanc, organizada pela Secretaria de Cultura de Simões Filho), o “projeto retratou sonhos que a nossa periferia é completa de artistas que sonham em chegar em lugares e que possam viver do seu trabalho. O melhor prazer foi fazer o projeto acontecer e ser financiado, porque, nós artistas independentes temos uma grande dificuldade em financiamentos de projetos, e a Lei Aldir Blanc e o apoio da Secretaria de Cultura de Simões Filho, ajudou bastante para que nós pudéssemos conseguir realizar este projeto”, enfatizou.

IMPACTOS POSITIVOS DA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL NA CULTURA

“A respeito da gestão atual eu sei que ainda pode haver muitas melhorias, mas levando em contexto do que a gente tinha há uns 6 anos atrás, hoje é totalmente diferente, até mesmo na questão do contato. Hoje conseguimos ter um contato maior com o secretário de Cultura e com a Lei Aldir Blanc e o Prêmio Josélia Dias, a gestão municipal trouxe um contexto maior na cidade, porque, nós artistas em gestões anteriores, nunca tivemos esta oportunidade de ganhar pelo nosso trabalho e pela nossa arte”, declarou Vinny Gang.

Deputada Kátia Oliveira

Já sobre o pedido da Deputada Estadual Kátia Oliveira, ao Prefeito Dinha para viabilizar a 2ª Edição do Prêmio Josélia Dias, através de recursos municipais, o jovem artista Vinny Gang teceu a sua expectativa.

“É mais importante ainda porque vai girar em torno dos nossos recursos, dos nossos impostos locais e é uma excelente iniciativa que tem a fixar mais a gratidão dos artistas à gestão e também por saber que temos pessoas no Poder Público que representam os artistas de forma acolhedora e hospitaleira”, comemorou o jovem que revelou alguns nomes de artistas locais que lhe inspiram, como o Mano Jel (Tática Verbal), o Black Mc, o Jovem Blu, além de artistas de outras categorias.

JOVEM ARTISTA EMPREENDEDOR

Vinny Gang iniciou a sua marca “Panther Company” em 2019 e teve uma pausa por conta da pandemia. “A gente sabe que moda gira em torno de eventos, e com a pandemia demos uma parada, mas agora em 2022 estamos voltando com toda força. A marca traz um contexto de girar o Black Money (mercado do dinheiro negro, que gira em torno da periferia), onde nós financia empreendedores negros dentro da periferia”, destaca.

NOVOS PROJETOS

No mês de maio, o artista simõesfilhense vai participar em Salvador, do “Viva Dança 2022” da Boticário, um dos maiores eventos de dança do país. Em Simões Filho, no dia 22/05, deverá acontecer o “Hip Hop Vive”, trazendo diversos artistas locais e de cidades vizinhas.

CONFIRA A LIVE SESSION: DREAMS

LINKS DAS REDES SOCIAIS DO VINNY GANG

YouTube: https://youtube.com/c/VinnySilva

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0VdFhVn7DaaRfLKjoMmlVc?si=0kXV4crZRZe9SvYJyUX7dQ

Instagram: https://instagram.com/vinnygang

Tiktok: https://vm.tiktok.com/ZMLg5bkMW/

Marca: https://instagram.com/panthercompanyoficial


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também