Rede Imprensa

Prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino lamenta morte de Pelé

O Prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, lamentou nesta quinta-feira (29) a morte do ex-jogador, o rei Pelé.

“Hoje, o mundo perdeu Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ícone do esporte, tricampeão mundial com a seleção brasileira. Além de brilhar no campo e ser considerado o atleta do século, Pelé liderava importantes ações sociais e levava a mensagem de que só o amor pode transformar o mundo. Nesse momento de dor, em solidariedade, peço a Deus que conforte os corações dos familiares, amigos e admiradores. Que o seu legado seja sempre lembrado e que continue sendo inspiração para todas as gerações”, escreveu o alcaide simõesfilhense.

Foto: Redes Sociais | Dinha Tolentino

Rei Pelé era natural de Três Corações/MG, onde nasceu em 23 de outubro de 1940, mas chegou ainda criança em Bauru com a família. Foi nos campos de futebol de Bauru que ele começou a jogar, e também onde ganhou o apelido de Pelé. Ainda muito jovem, Pelé já se destacava no futebol. Foi jogador do Bauru Atlético Clube (BAC), e chegou a ficar perto de ir para o Esporte Clube Noroeste, atuando com a camisa alvirrubra em três jogos amistosos.

Mas em seguida foi para o Santos Futebol Clube, onde fez praticamente toda a sua carreira, brilhando para o futebol mundial. Conquistou a primeira Copa do Mundo com a Seleção Brasileira aos 17 anos, na Suécia-1958, e ainda foi campeão do mundo de novo no Chile-1962 e no México-1970, sendo até os dias atuais o único jogador com três títulos de Copa do Mundo.

Ele participou ainda da Copa da Inglaterra-1966. Já pelo Santos, Pelé ganhou duas vezes a Libertadores, em 1962 e 1963, dois Mundiais de Clubes, nestes mesmos anos, e ainda dez títulos do Campeonato Paulista e seis títulos da Taça Brasil. Encerrou a carreira no Cosmos de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1977. Marcou 1.283 gols em 1.366 jogos na carreira profissional.

Pelé foi eleito o Atleta do Século 20, sendo ainda um dos nomes mais conhecidos do Brasil em todo o mundo. Vale lembrar que Pelé foi o primeiro ministro de Esporte do Brasil, no governo de Fernando Henrique Cardoso.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também