Em um ato de conscientização e empatia, o Prefeito Devaldo Soares de Souza, popular, Del (União Brasil), e a primeira-dama Marileide França participaram, nesta quarta-feira (02), da caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O evento, realizado pela Prefeitura de Simões Filho em parceria com Mães Atípicas, reuniu autoridades, famílias e sociedade civil para reforçar a importância da inclusão e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com o tema “Informação gera empatia, e a empatia gera respeito”, a caminhada percorreu as principais avenidas do Centro da cidade, saindo da Praça da Bíblia e seguindo pelas avenidas Altamirando de Araújo Ramos e Ruy Barbosa. Vestidos de azul – cor símbolo da campanha –, os participantes chamaram a atenção para a necessidade de acolhimento e acessibilidade.
O Prefeito Del abriu o evento com uma oração, agradecendo a Deus e a todos os presentes pelo engajamento na causa. “Queremos agradecer a todos que estão aqui, despertando a consciência, a empatia e a inclusão. Esse é o nosso objetivo: fazer um trabalho sério, ouvindo, dialogando e investindo para mudar a realidade e melhorar a vida de quem mais precisa”, afirmou.
Em seu discurso, o chefe do Executivo reforçou seu compromisso com as políticas de inclusão: “Sabemos que os desafios são grandes, mas seguimos firmes no propósito de apoiar as famílias atípicas e promover um ambiente melhor para toda a sociedade. Vamos seguir de mãos dadas para que Simões Filho se torne cada vez mais inclusiva e consciente”.
Ao lado do prefeito, a primeira-dama Marileide França demonstrou seu apoio às famílias presentes, reforçando a importância da sensibilização e do acolhimento. “Estar aqui hoje é um gesto de amor e solidariedade. Precisamos garantir que todas as crianças e jovens com autismo tenham oportunidades e respeito”, destacou.
Mães atípicas celebram visibilidade e apoio da gestão:
Em entrevista à REDE IMPRENSA, representantes do Grupo “Famílias Unidas”, as mães atípicas Edilene e Marilene Teles agradeceram a iniciativa da Prefeitura. “Essa caminhada é fundamental para conscientizar a população de que o autismo existe e que precisamos de respeito e empatia. Agradeço à Prefeitura e à imprensa por dar voz a essa causa”, disse Edilene.
Já Marilene, mãe de uma menina de 10 anos, destacou a importância da inclusão: “Falar em inclusão é pensar em todos os setores da sociedade. Vamos lutar para garantir melhorias para nossas crianças. A minha filha é um presente de Deus”, disse.
Além do Prefeito Del e da primeira-dama Marileide, o evento contou com a presença da vice-prefeita Simone Costa (PDT), do presidente da Câmara, Itus Ramos (PSDB-Cidadania), vereadores, secretários municipais, o chefe da Assessoria de Comunicação, Leonardo Melo, e representantes da imprensa.
Sobre o Dia Mundial do Autismo:
Criado pela ONU em 2007, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca combater o preconceito e disseminar informações sobre o TEA, condição que afeta habilidades sociais, comunicação e comportamento. Com terapias e apoio adequados, pessoas autistas podem desenvolver grandes talentos e contribuir significativamente para a sociedade.
Com o apoio da Prefeitura de Simões Filho, a caminhada com a presença do Prefeito Del, em Simões Filho, reforçou que, com diálogo, investimentos e união, é possível construir uma cidade mais acolhedora e inclusiva para todos.