Por: REDE IMPRENSA | MARCOS CASTELLI
Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), viveu mais um momento de grande emoção e esperança na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, com a cerimônia de posse da 5ª edição do Programa Jovem Vereador. O evento, realizado no Plenário da Câmara Municipal, marcou a entrada oficial de 17 jovens estudantes no programa, e contou com a presença marcante do Prefeito Del Soares, além da vice-prefeita Simone Costa, do presidente da Câmara, Itus Ramos, secretários municipais, vereadores, professores, familiares dos empossados e representantes da imprensa local.
Com o propósito de promover a consciência política entre os jovens e valorizar as políticas públicas voltadas à juventude, a iniciativa — fruto da parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores — visa estimular o protagonismo juvenil e formar cidadãos mais conscientes e engajados com os rumos da sociedade.
Durante o evento, os jovens vereadores foram oficialmente apresentados e tomaram posse, após se destacarem em um concurso de redação com o tema: “A importância da preservação ambiental em Simões Filho: como a juventude pode cooperar para a construção de um futuro mais sustentável?”. O momento também foi marcado pela emoção dos pais por verem seus filhos ocuparem um espaço simbólico de responsabilidade.
Em sua fala, o Prefeito Del Soares destacou a importância da juventude no processo de transformação social e política da cidade.
“Promover políticas públicas para a juventude é um compromisso que carrego com orgulho. O programa realizado em parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, busca aproximar nossa juventude do dia a dia do Executivo e do Legislativo, incentivando o aprendizado e a consciência cidadã. Ver essa nova geração ocupando espaços de fala e decisão reforça uma bandeira que sempre defendi: a juventude tem voz, vez e poder de transformação”, destacou o alcaide.
Ainda em seu discurso, o Prefeito Del se dirigiu aos empossados e destacou a simbologia do momento. “Hoje vocês têm a oportunidade de estarem próximos dos poderes, do Executivo e do Legislativo, e por que não do Judiciário? Antes não tínhamos essa oportunidade. A política precisa passar pela juventude. Estamos plantando uma nova semente, e eu não tenho dúvida de que vamos colher frutos valiosos através da vida de vocês. Sempre deem o melhor de si”, acrescentou.
Com destaque para o cuidado da gestão municipal com a formação desses jovens, a edição 2025 do programa também traz uma bolsa auxílio, em valor semelhante ao dos estagiários de nível médio do Programa Portas Abertas, além da entrega de materiais pedagógicos para apoio durante o mandato dos jovens parlamentares que deve finalizar no mês de dezembro.
Criado pela Lei Municipal nº 1106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada Kátia Oliveira, o Programa Jovem Vereador teve sua primeira edição lançada em 14 de março de 2019, na gestão do ex-prefeito Diógenes Tolentino.
CONFIRA A LISTA DOS 17 JOVENS VEREADORES EMPOSSADOS:
Efraim Alves de Andrade Silva – Escola Flordenice da Costa
Vitor Santana da Silva Cruz – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon
Lethicia Cruz Nascimento dos Santos – Escola Municipal Diácono Fernando Brito
Juan Miguel Trindade de Almeida – Colégio da Polícia Militar
Luiza Santos Junqueira – CEMAJ
Celebe Moraes de Jesus – CEEP Irmã Dulce
Lavinia Santana Gonzaga – Escola Flordenice da Costa
Cassiane Santos de Jesus – Colégio Estadual Manoel de Jesus
Hanniel Asafe Barreto Ribamar – Colégio Objetivo
Daniel Silva Cerqueira Santos – CEEP Irmã Dulce
Sara Micaelly do Carmo Silva – Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon
Letícia Oliveira Frasson – CEEP Irmã Dulce
Ruan Oliveira de Freitas Santana – Colégio Estadual de Aratu
Sophia Maria Alencar de Jesus – Escola Municipal Enock Pimentel Tourinho
Andressa Alves dos Santos – Escola Municipal Diácono Fernando Brito
Naila dos Santos Santana – Colégio Estadual Polivalente de Aratu
Clara dos Santos Cerqueira – Colégio Estadual Alberto Silva
A cerimônia não apenas reafirma o compromisso da atual gestão municipal com a juventude, mas também simboliza o início de um novo capítulo na vida desses 17 jovens, que agora têm a oportunidade de vivenciar de perto o funcionamento do poder legislativo e contribuir com ideias e propostas voltadas para o bem comum.
A cidade de Simões Filho segue escrevendo sua história com participação, inclusão e compromisso com as novas gerações.