O Dia do Agente Comunitário de Saúde, comemorado nesta quarta-feira (04/10), foi lembrado pelo Prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, com um “Dia de Lazer” para a categoria, no Sítio da Mangueira, localizado no bairro da Pitanguinha. Além de toda a equipe de ACS, o evento contou com a presença do vice-prefeito Sid Serra, secretários e vereadores.
A confraternização firmou o reconhecimento do trabalho sério e eficiente que a categoria desenvolve no município, principalmente para o sucesso da Estratégia da Saúde da Família, acompanhamento e prevenção de doenças. O evento foi marcado com muita alegria e serviu como um importante termômetro de estímulo.
“É muito importante valorizar o nosso trabalho porque isso estimula para continuarmos fazendo um trabalho melhor”, afirmou a ACS, Jussara Soares, 42 anos. Ao lado de colegas e movida por muita alegria, Jussara exaltou a iniciativa avaliando que é “muito importante valorizar o servidor como pessoa, funcionário e como pais e mães de famílias que dedicam o tempo para trabalhar em prol de outras famílias”.
O prefeito Diógenes Tolentino disse que a confraternização simboliza uma forma de dizer que “os agentes de saúde são importantes e a administração precisa deles para avançar no processo e projeto de saúde do município”.
“Os agentes são muitos importantes principalmente na execução do projeto de saúde que nós temos no município. São os agentes que estão em contato com a população diariamente; visitam cada família e sentem a necessidade da área de saúde e as condições de vida de cada família de nossa cidade”, declarou o Gestor Público.
Com 19 anos de atuação, a agente de saúde recordou ainda que há mais de uma década a data especial não era lembrada pelo poder público. “Há mais de 10 anos o dia do agente comunitário de saúde não era lembrado, mas a atual administração está fazendo este trabalho. Hoje é um dia muito especial e o prefeito está de parabéns. A categoria agradece também a comissão organizadora por nos proporcionar um dia de lazer”, disse.
A energia da descontração se fez presente tanto para a categoria como para os representantes do poder público, estabelecendo a integração.
Para o mandatário, a oportunidade fortaleceu a alegria de ser acolhido pelos agentes comunitários de saúde e poder sentir que todos ficaram felizes pela confraternização.
“Estamos fazendo a nossa parte cumprindo com as obrigações que não é favor e sim nossa obrigação, mas principalmente perceber que no semblante de cada um há esperança e vontade de fazer uma saúde melhor. Pra mim é bastante gratificante esse convívio com cada agente que faz parte do processo de saúde do nosso município”, concluiu.
De acordo com a Lei Federal nº 11.350/2006, o Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal.