Redação Rede Imprensa | Marcos Castelli
O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino (MDB), segue cumprindo diversas audiências na capital federal, com foco na captação de recursos que visam avançar e ampliar o progresso do município. O gestor municipal, nesta quarta-feira (04), teve sua agenda marcada no encontro com prefeitos e bancada baiana de deputados federais, na Confederação Nacional de Municípios (CNM), evento organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB).
“Em Brasília, participei na CNM de reunião com os Prefeitos da Bahia e Deputados Federais, para pedir apoio aos parlamentares na aprovação no Congresso Nacional da Pauta Municipalista”, disse o prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino.
A pauta municipalista, teve como objetivo mobilizar esforços para acelerar aprovação de propostas, que tramitam nas duas casas legislativas, Câmara e Senado, que são de interesse dos Municípios, e inclui: a prorrogação do e-Social; uma nova alíquota do INSS; o parcelamento da dívida previdenciária, em 240 meses; a aprovação de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em setembro; a unificação dos Índices de Educação e Saúde em 40%; a redução da alíquota patronal de 22% para 11%, entre outras demandas regionais.
Da comitiva simõesfilhense, acompanharam o prefeito no encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nilton Novaes e os vereadores Evan Jorge e Belo Gazineu. O encontro reuniu 1/3 dos prefeitos da Bahia e contou com a presença do presidente da União de Prefeitos da Bahia (UPB), Zé Cocá, prefeito de Jequié; o vice-presidente da UPB, Carlos Matos, prefeito de Riachão de Jacuípe, e os gestores municipais de Salvador, Bruno Reis; de Camaçari, Elinaldo Araújo, e 27 deputados federais.
Reunião com o Presidente do Senado
Algumas horas que antecederam o encontro da CNM, o prefeito Dinha esteve na residência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em companhia da deputada estadual, Kátia Oliveira; dos deputados Paulo Azi, Leur Lomanto Júnior, e os amigos prefeitos de Salvador, Bruno Reis e de Camaçari, Elinaldo Araújo. Na reunião, foi apresentada demandas comuns aos municípios.
“Esses pleitos buscam manter o equilíbrio financeiro e a capacidade de investimento das Prefeituras, sobretudo na área social e infraestrutura, neste momento de crise”, afirmou Dinha Tolentino.