Rede Imprensa

Prefeito Diógenes Tolentino entrega 1.015 títulos de Regularização Fundiária em Simões Filho.

“É um sonho do nosso povo, um sonho meu, um sonho de todos os vereadores, um sonho da Deputada Kátia Oliveira”. Foi assim que o Prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira – DINHA, deu início à sua fala na solenidade de lançamento do Programa Regulariza Boa Terra, realizada no Plenário da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 20/07. Nesta primeira etapa, 1.015 títulos de posse foram entregues.

O Programa Regulariza Boa Terra executado pela Prefeitura de Simões Filho, visa regularizar núcleos urbanos informais existentes no município, o que resulta, segundo o Prefeito Dinha, em reflexos positivos tanto com relação à ampliação da possibilidade de acesso a crédito pelos particulares, alienação segura de seu bem imóvel e obtenção de linhas de financiamento habitacionais.

Durante a solenidade, o prefeito disse que tem certeza que através do núcleo haverá o empenho para que também moradores dos bairros CIA 1 e CIA 2, possam ainda no seu mandato, receber o título definitivo. “É um desafio, mas se o Senhor Jesus preparou esse momento, eu tenho certeza que vai concretizar”, afirmou Diógenes Tolentino.

O momento histórico, contou com a presença do Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia e presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

“Esse momento histórico está sendo realizado, graças, a sensibilidade de uma pessoa que eu considero alguém que além de ser sensível, tem percepção, sabe compreender o seu povo e mais do que isso: é um bom gestor. Eu queria cumprimentar, você meu prefeito, Diógenes Tolentino”, enalteceu o Desembargador Rotondano. “Isso tudo é um somatório da percepção e sensibilidade dele (DINHA), acrescentou o Corregedor-Geral de Justiça”.

Segundo Rotondano, as forças que se uniram para marcar esse momento histórico em Simões Filho, os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estão fazendo uma verdadeira revolução sem sangue e sem armas. “Nós estamos garantindo cidadania e estamos fazendo valer direitos constitucionais, garantidos na Constituição que é a moradia digna e quando a gente encontra pessoas que têm o interesse de cuidar de gente, nós ficamos felizes. Cuidar de gente é algo que nos faz bem”, pontuou.

O ato promoveu a entrega de títulos de propriedade de famílias dos núcleos urbanos nos bairros do Cristo Rei, Engenho Novo, Recanto dos Eucaliptos, CIA 2, Coroa da Lagoa, Ponto Parada e Luís Eduardo Magalhães (Barreiro).

Segundo o secretário de Planejamento e Habitação, Kemmuel Menezes, o momento simbolizou um novo marco no município, de promover realmente, uma dignidade através da entrega dos títulos aos proprietários. “O Prefeito Diógenes transmitiu o seu sentimento e quais eram as suas expectativas no sentido de combater a precariedade e o déficit habitacional, e isso foi traduzido em ações, e ele chamou a atenção prioritariamente para a necessidade de destravar as entregas de títulos de Regularização Fundiária para às comunidades simõesfilhenses”, disse Kemmuel.

A Deputada Estadual, Kátia Oliveira, destacou a sua gratidão aos vereadores que apoiaram o Projeto de Lei 015/2015 que dispõe sobre a Regularização Fundiária no município, e demonstrou, sobretudo, a sua gratidão a Deus pelo momento, e especialmente, pela missão.

“Nós temos a honra de poder estar aqui nesta oportunidade e legitimar o direito de cada um de vocês. Nós temos aqui esta oportunidade de poder servir a cada um de vocês naquilo que vocês já tem direito, é o nosso papel”, enfatizou ela para o público que lotou a galeria da Câmara Municipal.

Em seu discurso, a registradora do Cartório de Registo de Imóveis, Lucymara Freitas, agradeceu a Deus por vivenciar esse momento. “Pensei que eu iria me aposentar e não veria isso, mas só, que até lá, é importante que continuemos o trabalho que foi tão propagado na gestão do nosso Corregedor Dr. José Edivaldo Rocha Rotandano, e é importante que a gente, município e cartório, se sensibilizem buscando a partir de agora regularizar muito mais títulos, para a liberdade econômica dos funcionários e garantir o direito à liberdade”.

Ainda durante o ato, o Prefeito Diógenes Tolentino assinou o ato de sanção da Lei 015/2023 – que institui o programa Regulariza Boa Terra. Ele também assinou o termo de convênio firmado entre o município de Simões Filho e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido para realização de ações de Regularização Fundiária que representa o investimento de R$ 1 milhão até o final de 2024 para entrega de novos títulos.

O evento também contou com representantes do Poder Judiciário, o vice-prefeito Sid Serra; o presidente da Câmara, Del Cristo Rei, secretários municipais, vereadores; o Comandante da 22ª CIPM – Major PM Hildegard Moura, entre outros representantes dos três poderes.

Por: Marcos Augusto dos Santos Pereira

 

 

 

 

 

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também