Rede Imprensa

Prefeito planeja implantação de UTI em Simões Filho; confira balanço de principais ações

Após comemorar a instalação da Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento, responsável pela emissão gratuita de certidões de nascimento dentro do Hospital Municipal de Simões Filho, nesta quinta-feira (28), o prefeito Diógenes Tolentino, que já teria garantido a aquisição de um Tomógrafo,  também revelou sobre o processo de planejamento para a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). (Confira abaixo principais ações durante nove meses de Governo).

A pretensão é possibilitar a aquisição da UTI com o objetivo de melhorar a qualidade da saúde do município. Em declarações dadas à imprensa, o prefeito falou sobre o processo de compra do tomógrafo que já foi autorizado e está em fase inicial de cotação.

“Nós autorizamos, agora está sendo feito o trabalho de cotação de preços, depois será encaminhado para as licitações pra só depois então fazer a aquisição do equipamento. É todo um processo que requer o fluxo democrático, porque a gente quer que as coisas aconteçam de forma transparente e pra isso tem que se respeitar as normas”, revelou.

Foto Ilustrativa: MN

O alcaide lamentou as dificuldades que a Secretaria Municipal de Saúde enfrenta com a Central Estadual de Regulação e revelou o sonho de implantar uma UTI no município.

“É um grande sonho. A gente sabe do sofrimento do povo da nossa cidade e a dificuldade que é quando depende da regulação”, salientou.

O processo de planejamento para a implantação da UTI já foi iniciado. “Não são só os equipamentos e o espaço físico, é todo um corpo funcional que tem que ser oferecido e pra isso nós estamos tomando todo o cuidado pra que a gente não venha a oferecer um serviço sem qualidade”, pontuou.

Enquanto isso, inicialmente será trabalhada a instalação de uma sala em nível de Semi UTI, que oferecerá todo o suporte necessário para que a equipe médica atenda aos pacientes em estado mais delicado, sem a necessidade instantânea de transferi-lo para outra unidade hospitalar.

Desde que assumiu o Governo Municipal, o foco principal foi referente à questão financeira. Uma importante etapa para os avanços, foi a retirada do município do Cadastro Único de Convênios (Cauc), – SPC/Serasa dos órgãos públicos; que impedia de receber investimentos das esferas federal e estadual.

“Depois de muitos anos o município não podia fazer convênios. São poucos municípios da Bahia que estão fora do Cauc, mas nós conseguimos depois de muitos anos que não acontecia. Estamos fazendo um trabalho para Simões Filho receber investimentos que ao longo dos últimos anos não recebeu”, comemorou o Chefe do Executivo.

Na Educação, o gestor anunciou investimentos de R$ 10 milhões para reformas das escolas. Também serão anunciados investimentos na Infraestrutura, na ordem de R$ 1,5 milhões que visam possibilitar um leque de obras que já estão orçadas. A expectativa é que diversos bairros recebam melhorias na infraestrutura.

Confira balanços das principais ações dos últimos meses:

Construção da UBS no Ponto Parada (Etapa avançada);

Construção da UBS no Cristo Rey (Etapa avançada);

Tapa buraco em vários bairros, Pavimentação Asfáltica no Mercado Municipal e principais avenidas do Centro;  

Entrega de Fardamento Escolar;

Novas salas de Convivência no Hospital Municipal;

Asfalto em trecho crítico da Via Universitária;

Troca e substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED em diversos bairros;

Merenda Escolar;

Programa Portas Abertas (Oportunidade para estagiários da cidade);

Busca de novas empresas/fábricas para Simões Filho;

Programa Simões Filho Esporte.

Atividades Culturais /Beco Cultural, entre outras.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também