Redação REDE IMPRENSA
A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início nesta quinta-feira (17) à construção do PEI – Plano Educacional Individualizado, documento detalhado que descreve as informações pessoais e a trajetória escolar do aluno, além de incluir encaminhamentos sugeridos pelos profissionais que acompanham esses estudantes. O evento contou com a secretária de Educação, Heliene Mota e foi realizado no Auditório do CECAD – Centro Especializado para Crianças e Adolescentes com Deficiências.
Aprovada em 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva não só garante a matrícula dos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou altas habilidades nas escolas regulares do Brasil, como também prevê o atendimento às suas necessidades educacionais especiais de forma integrada à proposta pedagógica da escola.
Para auxiliar a garantir esse direito, o Pano Educacional Individualizado, é instrumento que reúne necessidades, conhecimentos prévios, potencialidades e habilidades destes estudantes, além de detectar as barreiras que enfrentam para seu bem-viver na escola.
Segundo a Prefeitura, “o PEI será construído com a participação ativa de todos os envolvidos no processo formativo, promovendo a inclusão e o acolhimento de cada estudante, reforçando o compromisso com uma Educação de qualidade para todos”.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Simões Filho com a excelência educacional e reconhece a importância de investir na Educação Inclusiva, ao fortalecer habilidades, conhecimentos, e garantindo um melhor atendimento aos alunos do PEI.