Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli
A preocupação com os atendimentos na área da saúde mental em Simões Filho, na RMS, foi foco principal de discussão e exposição do presidente da Comissão de Saúde, vereador Eri Costa (PL), durante Sessão Ordinária realizada na manhã da última terça-feira, 07/05, na Casa Legislativa. O legislador, através de Indicação de sua autoria, solicitou ao Poder Executivo a implantação de um Centro Terapêutico Municipal.
De acordo com ele, a crescente demanda por serviços de saúde mental, a iniciativa visa suprir essa necessidade da população simõesfilhense.
O vereador Eri Costa tem se destacado na Casa Legislativa por apresentar diversas pautas que requer melhor atenção na promoção do bem-estar e qualidade de vida, em especial, na área da saúde, em diversos segmentos, a exemplo da Fibromialgia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a sua exposição, ele voltou a falar que esse ano o seu foco principal será saúde mental.
Apesar do mês de janeiro se destacar como o mês de conscientização da saúde mental, o “Janeiro Branco” o vereador abraçou um “Ano Branco”, e tem exposto a sua preocupação com esta área que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Munido com dados, já que um Projeto de Lei e/ou Indicação não nasce do nada, como político, Eri tem procurado ouvir o povo. Atualmente, o município de Simões Filho possui 1 Unidade CAPS AD com cerca de 600 pacientes em acompanhamento e 1 Ambulatório de Saúde Mental com cerca de 11 mil pacientes cadastrados e em acompanhamento.
“Nesse sentido é de suma importância a implantação de um Centro Terapêutico Municipal para reorganizar a assistência em saúde mental, garantindo o acesso dos pacientes para atendimento humanizado e necessário”, pontua o parlamentar.
O vereador defende também a criação de um cartilha com informações sobre o fluxo, serviços e como acessá-los.
O vereador Everton Paim parabenizou pela indicação. “Vereador importante, vereador do PL que tem sua experiência comprovada aqui nesta Casa, o vereador que por muitas vezes já militamos juntos na saúde e estamos aqui há um bom tempo na Câmara Municipal e traz uma indicação importante que nós todos temos que ter realmente atenção, porque nós estamos com muitos familiares, que muitas vezes, largam a sua vida, para inclusive, cuidar de pessoas com saúde mental”, disse.