O presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou que espera que o Brasil assuma o papel de líder na manutenção da paz na América do Sul, diante da demonstração de interesse de Nicolás Maduro em anexar parte do território guianense ao venezuelano. A declaração foi feita nesta quarta-feira (6), em entrevista à GloboNews.
“Nós esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança, um papel significativo em garantir que essa região se mantenha… O que a Guiana quer, a única ambição da Guiana é que essa região se mantenha uma região de paz e estabilidade, onde todos nós podemos coexistir em harmonia”, afirmou o presidente da Guiana.
O mandatário também disse que percebe o apoio do Brasil à Guiana e chamou o posicionamento pacificador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “muito maduro”. Além disso, Irfaan Ali afirmou que não se preocupa com o bom relacionamento mantido entre o governo brasileiro e venezuelano.
“O Brasil tem uma boa relação conosco também e nós esperamos que a Venezuela aja com princípio. Nós conversamos com o presidente Lula e com o ministro do exterior (Mauro Vieira) e os dois garantiram que a Venezuela estará do lado certo da lei … Então, nós temos confiança de que o Brasil vai agir de maneira responsável, de maneira que seja condizente de um país que mostra maturidade e liderança”, declarou Irfaan Ali.