Rede Imprensa

Primeira regata lixo zero do país acontece no sábado (08)

Com o objetivo de proteger o meio ambiente, acontece no dia 8 de outubro a 45ª Regata da Primavera. A grande novidade é a campanha Lixo Zero. A iniciativa, pioneira no país, tem como foco a adoção de medidas para a realização de um evento 100% sustentável, e será realizada através do projeto Mulheres no Timão, em parceria com as empresas Vegah Educação Ecossistêmica e a Compostar.

Da saída, que este ano acontece da Ponta de Humaitá, em Salvador; à chegada, na Ilha de Itaparica; além do evento festivo de premiação, da Feira de Artesanato que será promovida na região e da entrega do Prêmio Itaparica de Meio Ambiente, destinado aos alunos das escolas municipais.

Através do projeto Mulheres no Timão, iniciativa que destaca a cooperação feminina para a preservação dos oceanos, todos os resíduos produzidos serão devidamente descartados, com foco na reciclagem. Em parceria com a prefeitura de Itaparica e ONGs locais, no dia 8, será realizado também um mutirão Praia Limpa na região, envolvendo a comunidade.

“A regata, por si só, já é um evento sustentável, pois os barcos movidos por propulsão à vela usam apenas a força do vento como meio de deslocamento. Mas a natureza é nossa maior amiga, e devemos sempre protegê-la. Portanto, atuaremos com foco na sustentabilidade de todas as ações realizadas. Queremos deixar um legado de consciência ambiental para toda a comunidade”, afirma Fernando Neves, Comodoro do Saveiro Clube da Bahia.

As embarcações sairão da Ponta de Humaitá, onde será dada a largada do cortejo náutico, com destino à cidade de Itaparica. A expectativa é reunir mais de 100 embarcações à vela, nas classes Veleiros de Oceano, Saveiros Vela de Pena e Vela de Içar. Os atletas do Yacht Clube da Bahia vão participar, como convidados, nas categorias Optimist, Dingues, Snipe, Hobby Cat e Day Sailer, totalizando para o evento cerca de 500 velejadores.

*A Tarde

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também