Rede Imprensa

Projeto Transformar idealizado por Moisés Santos lança aulas gratuitas de ballet para 160 crianças em Simões Filho

Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli

O “Projeto Transformar”, criado há 12 anos na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), pelo atual vereador Moisés Santos (PP), acaba de expandir suas atividades, após ter o futebol voltado para os meninos como carro chefe das atividades sociais. Agora, o projeto social apresenta mais uma iniciativa, voltada para às meninas com aulas gratuitas de ballet. O lançamento da nova modalidade aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, na noite desta sexta-feira (07), e contou com mães, pais e/ou responsáveis. O presidente da Casa Legislativa, Del Cristo Rei (PSC), prestigiou o evento.

Fotos: Luciano Cunha

Idealizado pelo vereador Moisés Santos, a iniciativa vai atender crianças de 4 a 12 anos. A aula inaugural aconteceu na manhã deste sábado (08), e serão 8 turmas e 4 núcleos. Cada núcleo é composto por 40 meninas: 20 na faixa de 4 a 7 anos e 20 na faixa de 8 a 12 anos, totalizando 160 meninas beneficiadas. Entre os bairros atendidos estão: KM 30, Simões Filho 1, Estrada de Candeias e CIA 2. Em breve, segundo o vereador, mais um núcleo será implantado no bairro do KM 25.

“Meu coração está transbordando de alegria e é inexplicável esse momento, um momento marcante que vai ficar marcado na minha vida, com esse pontapé inicial onde a gente viu o Plenário cheio de mães felizes pelo projeto contemplar as suas crianças no curso de ballet”, disse Moisés em entrevista ao site “Rede Imprensa”.

A nova iniciativa será coordenada pela professora de ballet e fisioterapeuta, Ingrid Dias. “Para mim, hoje fazer parte e coordenar o ballet de um projeto social é motivo de muito orgulho porque o ballet transforma vidas”, destacou a coordenadora.

Durante o lançamento, a coordenadora falou da sua trajetória no ballet que contou com o incentivo de seus pais, que investiram no seu sonho. “Eu não consigo lembrar de uma Ingrid antes do ballet e por causa do ballet eu entrei em uma faculdade, numa graduação, me esforcei para ganhar uma bolsa e o ballet me disciplinou a estudar pra ganhar a minha bolsa e pagar a faculdade de fisioterapia e hoje sou fisioterapeuta, graças ao estímulo dos meus pais, mas também graças ao estímulo que o ballet me deu”, revelou.

O presidente da Câmara, Del Cristo Rei, atendeu ao convite do vereador Moisés e fez questão de prestigiar o seu colega. Na oportunidade, ele parabenizou o parlamentar. “O vereador Moisés, um vereador que chega de fato contribuindo porque o papel do vereador é aquele que é fiscalizador, que debate as leis, e faz indicações, e não tem obrigação de fazer o que ele estar fazendo, mas é porque está no coração dele contribuir com a cidade e com a sociedade”, pontuou o chefe do Poder Legislativo.

“A gente fica feliz porque se cada um fizer um pouquinho, a gente consegue mudar a vida de famílias e pessoas e a juventude é um laço para o futuro e a gente precisa amparar as crianças, amparar os jovens, e parabenizar por essa nova modalidade de esporte que ele (Moisés) está iniciando que é o ballet que é algo que de fato traz disciplina, orientação, tira um pouco os jovens das redes sociais, são ferramentas que vão mudando, dando norte e abrindo o entendimento da juventude e dando um novo vetor de vida para uma sociedade e para uma Simões Filho cada vez melhor”, acrescentou Del.

Para Luciana Santana, moradora da Estrada de Candeias, a iniciativa do vereador Moisés é um projeto brilhante que incentiva as crianças a terem disciplina. “O projeto faz com que as crianças saiam um pouco do mundo virtual, que é muito envolvente, e que deixa elas muito presas no celular e televisão, então, é maravilhoso por trazer movimento, disciplina, educação, sensibilidade, leveza e pra minha filha de 4 anos iniciar um projeto como esse é maravilhoso e como mãe fico muito feliz em participar do projeto, abraçar e saber que existem pessoas com um olhar muito voltado para o social e principalmente para às crianças no mundo de hoje”, completou.

Joicemara, a mãe da pequena Jennifer, contou que sua filha estava muito ansiosa para fazer as aulas de ballet e agradeceu pela iniciativa. “Vi esta oportunidade que o vereador Moisés fez, que Deus abençoe ele por abrir as portas e eu conseguir colocar minha menina nas aulas de ballet”, comemorou.

Segundo Cleberson Marques, presidente do Projeto Transformar, o projeto social há 12 anos realiza também diversas ações, em especial, em datas comemorativas como no Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Trabalhador, entre outras para envolver os moradores da cidade.

“Eu creio que o mesmo sucesso do futebol ao longo desses 12 anos, o ballet também vai fazer um grande sucesso, assim como hoje, nós temos jogadores e formamos atletas no futebol voltado ao profissional, eu creio que logo Simões Filho vai ter representantes do nosso projeto representando a nossa cidade na Bahia afora”, acrescentou.

De acordo com Moisés, a expectativa é poder expandir o trabalho social por toda cidade de Simões Filho. No futebol, além dos bairros que dá suporte como: Pitanguinha, KM 25, KM 30, Estrada de Candeias, ele inicia um trabalho na Convel e em breve a sua expectativa é iniciar no distrito de Mapele.

Ainda sobre o projeto social, entre outras ações que já foram ofertadas estão: aulas de música e reforço escolar, em pausa no momento. Além disso, o projeto disponibiliza um carro para à comunidade com objetivo de conduzir pessoas aos hospitais, como idosos, gestantes, entre outras iniciativas.

Também presente no lançamento, a esposa do vereador Moisés, Jacy Silva se emocionou. De acordo com ela, se passou um filme desde quando o projeto foi criado e agradeceu o vereador pelo empenho, pelo amor e por tudo que tem feito para uma sociedade melhor.

Vale ressaltar que cada núcleo recebeu kits/materiais que serão utilizados nas aulas das pequenas e promissoras bailarinas. A nova iniciativa também conta com a parceria da empresa Flash Connect Fibra.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também