O isolamento social sugerido pelos órgãos competentes de saúde vem sendo uma das medidas mais efetivas para evitar a proliferação do Covid-19.
No Boletim Epidemiológico Diário divulgado no último sábado (11) pelos secretários executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, e de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza e São Paulo são cidades que correm grandes riscos caso não cumpram a medida.
O estado de São Paulo concentra o maior número de casos (8.419) e de mortes (560). No Amazonas, há 1.050 casos e 53 mortes. No Ceará, são 1.582 infectados e 67 óbitos. No Rio de Janeiro, há 2.607 casos confirmados e 155 mortes.
Segundo Wanderson, é preciso manter o isolamento social para que não seja necessária medida mais drástica, como o bloqueio total.
Para o secretário, esta é “uma medida muito amarga que traz impactos econômicos bastante expressivos” e a expectativa é que isso não seja necessário no Brasil.
“Para isso é fundamental que o distanciamento social não seja relaxado, especialmente em Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo”, disse Wanderson.