A tecnologia de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) segue mostrando resultados expressivos. Somente em 2024, o sistema já ajudou na prisão de 905 pessoas em todo o estado. Desde sua implantação, em fevereiro de 2019, mais de 3 mil foragidos da Justiça foram capturados com o apoio das câmeras inteligentes.

As ações mais recentes aconteceram entre a noite da última quinta-feira (15) e a manhã deste sábado (17), em Salvador, Feira de Santana e Itacaré. Os suspeitos estavam sendo procurados por crimes como homicídio, estupro de vulnerável, porte ilegal de arma de fogo e até inadimplência em pensão alimentícia.
As identificações partiram dos alertas emitidos pelos Centros Integrados de Comunicação (Cicom) de Salvador, Região Metropolitana, Feira de Santana e Itabuna. As prisões foram realizadas com o apoio da Rondesp Leste e de unidades da Polícia Militar como a 49ª CIPM (São Cristóvão) e a 72ª CIPM (Itacaré).
Um dos casos que chamou atenção nesta semana envolveu um homem de 71 anos, procurado no Rio Grande do Sul por estupro de vulnerável. Mesmo tentando disfarçar o rosto com um boné, ele foi identificado por uma câmera em Itabuna. A Polícia Federal foi acionada e efetuou a prisão.
O reconhecimento facial segue como uma importante ferramenta no combate à criminalidade, reforçando a eficiência das forças de segurança da Bahia na localização e captura de criminosos.