Cerca de 300 estudantes da Escola Municipal Enock Pimentel Tourinho, em Ilha de São João, protestaram na manhã de quarta-feira (30).
“Tem quase oito anos que a nossa quadra está parada e ninguém nunca reformou a nossa escola”, desabafou a estudante, Gabriela, em entrevista a uma TV da Capital Baiana.
Nos últimos oito anos, Simões Filho foi administrada pelo ex-prefeito Eduardo Alencar (PSD), irmão do senador Otto Alencar (PSD). O atual prefeito, Diógenes Tolentino (PMDB), assumiu a administração em janeiro deste ano. Tolentino fazia oposição a Alencar.
“Estamos abismados. Estou há 4 anos no Enock e nunca vi uma tinta para pintar as paredes”, criticou uma estudante, que também não teve o nome divulgado, em entrevista à emissora.
“É de conhecimento de todos que herdamos uma situação extremamente difícil no município. Foram quase R$ 300 milhões em dívidas deixadas e as escolas totalmente sucateadas, mas, não podemos aceitar, de forma alguma, essa situação”, disse o prefeito, durante visita a escola para conversar com os estudantes.
Dinha, como é conhecido em Simões Filho, também garantiu a aplicação nos próximos meses de R$ 10 milhões, recursos que já estão garantidos em caixa, segundo o gestor, para a requalificação e reforma das escolas de Simões Filho.