Rede Imprensa

Rui Costa: ‘Não conheço na história da Bahia um desastre desse’

Com o estado sofrendo com os efeitos de um forte temporal causada por uma frente fria, o govenador Rui Costa (PT) classificou as chuvas, que atinge a Bahia, em especial a região sul, como uma “tragédia muito singular” e um dos maiores desastres da história. Ao todo, 72 cidades baianas estão em situação de emergência.

Foto: Divulgação

“É uma tragédia gigantesca, não lembro se na história recente da Bahia tem algo dessa proporção. É algo realmente assustador pelo número de casas, de ruas e de localidades completamente embaixo de água”, complementou, em vídeo postado em sua conta no Twitter.

Na manhã deste domingo, Rui voou para Ilhéus, onde foi montado um posto avançado e de lá sobrevoou as cidades atingidas pela chuva. “Infelizmente, em toda a região sul da Bahia o cenário é devastador. Há muitas comunidades e centros comerciais completamente embaixo d’água”, afirmou o governador.

De acordo com Rui Costa há localidades com interrupção no fornecimento de água e energia elétrica. “Temos locais em que a água está no nível da linha de energia do poste”.

O balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) na tarde de sábado, 25, contabilizava 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados. No total, segundo o órgão, 378.286 pessoas foram atingidas pelas chuvas; 286 ficaram feridas.

“Nesse momento [o objetivo é] salvar as pessoas com botes, helicópteros. Tirar as pessoas de cima dos telhados, de cima das casas, de pontos ilhados”, afirmou o governador. “Nesse momento a preocupação maior é retirar as pessoas das áreas de risco”, acrescentou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também