Crianças e adolescentes de até 17 anos podem emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma gratuita em um ambiente lúdico, preparado para recebê-lo no próximo sábado (19). A ação faz parte do Projeto Pequeno Cidadão e acontecerá nos 15 postos do SAC de Salvador e Região Metropolitana (RMS). O atendimento, que ocorrerá pela manhã, será feito através do agendamento.
A primeira via do CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento original. Caso a certidão esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.
A CIN permite incluir também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgãos.
A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.
A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.