A televisão é um dos principais meios de entretenimento do povo brasileiro e até mesmo mundial. Muitas pessoas procuram na TV um meio para passar o tempo, assim como se informar sobre as principais notícias do país. Como já deve ter ouvido por aí, o sinal analógico está sendo extinguido, dando lugar ao sinal digital. Por sua vez, este sinal é muito mais moderno e transmite uma imagem de melhor qualidade.
Para quem não pode comprar o KIT de TV Digital, o Governo Federal lançou o Kit Gratuito de TV Digital, uma oportunidade de obter o seu conversor digital de forma totalmente grátis.
O kit é distribuído gratuitamente pelo Governo Federal, através, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que definiu algumas regras de acesso ao conjunto de equipamentos. Para ter direito ao kit gratuito de TV Digital é necessário que o cidadão esteja inscrito no Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico. Além disso, a remuneração familiar mensal deve compreender até três salários mínimos.
Portanto, para ter direito ao Kit Gratuito de TV Digital é preciso que seja beneficiário de algum dos seguintes benefícios sociais:
Bolsa Família 2017;
Minha Casa, Minha Vida;
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
Bolsa Verde;
Carteira do Idoso;
Programa de Fomento às Atividades Produtivas;
Programa Brasil Carinhoso;
Pro Jovem Adolescente;
Telefone Popular Bolsa Família
Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda;
Crédito Instalação;
Programa Nacional de Crédito Fundiário;
Bolsa Estiagem;
Programa Nacional de Reforma Agrária;
Tarifa Social de Energia Elétrica.
O que vem no kit
As famílias receberão um kit contendo o conversor digital, um controle remoto e uma antena externa. A instalação deve ser feita por conta do beneficiário. Quando o equipamento estiver em funcionamento, será possível assistir aos mesmos canais que você tem na sua TV atualmente, porém, com uma qualidade superior de imagem e som.
Quem não tem direito a receber
Se a família estiver com NIS inativo no momento, não será possível receber o kit. Por exemplo: caso o cadastro do Bolsa Família tenha sido bloqueado ou cancelado, a entrega do conversor não será realizada.
Como agendar a retirada do kit
O kit para a TV digital será entregue em um local definido pela administração do Bolsa Família no seu município. Você pode fazer o agendamento para retirar seu conversor através do site “Seja Digital”, ou fazendo uma ligação gratuita para 147. Se você tiver dificuldade para se cadastrar, procure a Secretaria do Desenvolvimento.