Rede Imprensa

Salvador anuncia medidas mais restritivas para a próxima semana e reabertura do comércio no dia 5 de abril

A prefeitura de Salvador confirmou nesta quinta-feira, 25, depois de reunião com os demais gestores municipais da Região Metropolitana e o governador Rui Costa, que a reabertura do comércio ocorrerá no dia 5 de abril.

A partir da próxima segunda-feira, 29, entretanto, haverá um endurecimento das medidas restritivas – somente supermercados, padarias, farmácias, clínicas veterinárias e unidades do sistema de saúde poderão funcionar. A ação será válida até as 5h do dia 5 de abril. Não haverá antecipação de feriados, como chegou a cogitar o prefeito Bruno Reis.

“Essa estratégia está dando certo e os números estão aí para provar isso. Então, vamos fazer esse último esforço para, no dia 5 de abril, termos condição de reabrir tudo de forma segura e com responsabilidade”, afirmou o prefeito.

Foto: Dalton Soares/TV Bahia

No início da próxima semana, o chefe do Executivo soteropolitano se reunirá com empresários e representantes do comércio para discutir a retomada das atividades, que acontecerá de maneira escalonada.

Bruno já havia sinalizado na quarta-feira, 24, a intenção de reabrir o comércio depois da Semana Santa, ao apontar a redução da fila de pacientes com Covid-19 à espera de um leito.

O prefeito atribui a tendência de queda dos números às ações adotadas pela gestão municipal, como a ampliação de unidades de saúde e hospitais de campanha, a abertura de novos leitos e as medidas restritivas.

A ocupação de leitos de UTI Covid na capital é de 86%, segundo a última atualização. No estado, a taxa é de 85%.

Ainda assim, os gestores demonstram otimismo, por causa da diminuição da fila de pacientes à espera de leitos. “Uma aglomeração hoje não gera no dia seguinte morte nem demanda por leito de UTI. Vai gerar demanda daqui a duas ou três semanas. O inverso é verdadeiro: quando cai, não cai primeiro número de mortes ou demanda por leitos. Vai caindo número de casos ativos, a positividade dos exames. É isso que está acontecendo”, afirmou o governador na quarta-feira.

Pelos últimos dados, 50 pessoas aguardavam ontem regulação em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador. No estado, 228 pessoas esperavam por um leito de UTI e 118 por um leito clínico. Na atual crise, o ápice da fila na capital foi no dia 15 de março, com 137 pacientes. Na Bahia, 513 pessoas aguardavam por um leito de UTI no dia 12 de março.

Toque de recolher – Também ontem, o governo do Estado prorrogou até o dia 5 de abril o toque de recolher em toda a Bahia, com a circulação nas ruas proibida entre as 18h e 5h.

Também continua proibida até o dia 5 de abril a prática de atividades esportivas coletivas amadoras. As atividades individuais estão permitidas desde que não causem aglomerações.

Segue ainda a suspensão de eventos em todo o estado, independentemente do número de participantes, que envolvam aglomeração, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica.

 

*A Tarde

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também