Três cidades da Bahia foram apontadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) por estarem em situação de emergência. A informação foi registrada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 1. Os municípios de Casa Nova e Queimadas, no norte do estado, apareceram na lista nacional devido ao longo período de estiagem, provocando falta de água nas cisternas dos moradores.
A estiagem é registrada no mesmo momento em que a chuva provoca transtornos em 37 cidades da Bahia. O município de Baixa Grande, no sertão do estado, está em situação de emergência em decorrência do temporal.
O reconhecimento de emergência pelo Governo Federal garante que os municípios recebam recursos dos ministérios para resolver as questões.
Situação de emergência no Brasil
A Sedec reconheceu situação de emergência em outras localidades do Nordeste. Integram a lista nacional duas cidades do Ceará, três da Paraíba, uma do Rio Grande do Norte e uma de Sergipe, todas com problemas causados pela seca.
Os estados de Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina também tiveram cidades em situação de emergência, desta vez por chuvas intensas, granizo e enxurradas.