Rede Imprensa

Secretárias de Educação e Saúde explicam adiamento das aulas presenciais em Simões Filho

Redação Rede Imprensa | Marcos Castelli

Inicialmente previstas para serem retomadas em 7 de fevereiro, as aulas presenciais na rede municipal de Simões Filho foram adiadas para o dia 07 de março. As secretárias municipais, Mariza Bomfim (Educação) e Iridan Brasileiro (Saúde), informaram sobre a tomada de decisão com base no Decreto 165/2022, divulgado no Diário Oficial do Município (DOM), após Ofício enviado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) à titular da pasta da Educação com dados e análise da situação relacionada à Covid-19 na cidade.

“A preocupação do Prefeito Dinha é prioritariamente garantir a saúde e a vida da população, então, em conjunto com as Secretarias de Governo, Educação e Saúde, nos reunimos e entendemos enquanto Secretaria da Saúde e áreas técnicas como a Vigilância e Proteção à Saúde da população que esse é o momento realmente da gente tentar manter essas aulas remotas, numa perspectiva do retorno dessas aulas presencias, a partir do dia 07/03”, explicou Iridan Brasileiro, secretária municipal da Saúde.

Secretárias Mariza Bomfim (Educação) e Iridan Brasileiro (Saúde)

Segundo Mariza, titular da pasta da Educação, após receber um Ofício encaminhado pela Secretaria Municipal da Saúde e assinado também pelas áreas técnicas, referente ao alerta sobre o “aumento de número de casos da Covid-19, inclusive, em crianças”, comunicou com o Prefeito Dinha.

“O Prefeito Dinha preocupado com a segurança dos alunos e ao ouvir técnicos das áreas envolvidas, concluiu que seria assim melhor, para todos que retornássemos no dia 07/02, porém com o modelo remoto. Nos reunimos com as equipes da Saúde e Educação com a secretária de Governo (Simone Costa), sob à orientação do Prefeito Dinha e algumas medidas foram adotadas”, explicou Mariza Bomfim.

A decisão sobre o adiamento das aulas presenciais foi de forma técnica esclarecida pela secretária municipal da Saúde, Iridan Brasileiro. “O que a gente percebe de fato é um momento significante no número de casos de Covid-19; esses casos desta vez, infelizmente; estão atingindo crianças e elas estão hospitalizando; tendo gravidade e mortalidade”, revelou a titular da Saúde.

Brasileiro disse ainda que, as crianças estão adoecendo e tendo gravidade e hoje o estado da Bahia se encontra com a taxa de ocupação de leitos pediátricos em 90%. “Isso é grave, sério, preocupante, sem falar que a vacina chegou ao município a partir do dia 17 de janeiro; seguimos o Plano Nacional de Imunização a partir desta data; buscando intensificar a vacinação das crianças, mas o intervalo ainda é pequeno para que possamos ampliar essa cobertura nas crianças e garantir uma maior segurança”, completou.

Ela destacou que vale lembrar que, a medida tem sido adotada por diversos municípios do Brasil e da Bahia. “A gente tem dados oficiais também do número de mortalidade, adoecimento e internamento. Neste momento nós já temos uma taxa de internação de crianças de 7,9 e infelizmente 1,9 de óbitos”, disse.

“Com fé em Deus retornaremos em março com as aulas presenciais, mas para isso precisamos entender o momento; respeitar o momento e replanejar”, enfatizou a secretária da Educação Mariza Bomfim.

Segundo o Decreto Municipal nº 165/2022, no seu Art. 2º, dia que: “a retomada das atividades letivas, de maneira 100% presencial, nas unidades de ensino da Rede Municipal fica adiada para o dia 07 de março de 2022, conforme disposições editadas pela Secretaria Municipal da Educação, e respeitados os protocolos sanitários estabelecidos”.

A decisão vale para alunos da pré-escola, do ensino fundamental I e II, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a Prefeitura, o ano letivo continua com início na segunda-feira (7), mas apenas com aulas remotas.

*As secretárias da Educação e Saúde, Mariza Bomfim e Iridan Brasileiro, respectivamente, concederam entrevista ao ‘Panorama de Notícias’, na rádio Simões Filho FM, no início da tarde desta sexta-feira (04).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também