Rede Imprensa

Secretário fala sobre chuvas nas últimas 24h e destaca importância das obras de macrodrenagem em Simões Filho

Em Simões Filho, nesta sexta-feira (11), as chuvas consideradas atípicas, em apenas 1h, caíram o equivalente a todo mês de fevereiro. Esta afirmação foi dada pelo secretário municipal de Infraestrutura, Gabriel Marques, pasta que integra também a equipe da Defesa Civil.

“No dia de ontem tivemos uma situação bastante atípica. Foi computado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão que encaminha questões de temperatura e clima à Defesa Civil; que cerca de 1h choveu a previsão que tínhamos para o mês de fevereiro inteiro”, revelou Gabriel Marques.

O boletim do Centro Nacional alertou para o risco “moderado” de possíveis ocorrências devido ao volume de chuva que atinge a cidade. “Houve alguns pontos de alagamentos, mas é importante reforçar que com o passar das chuvas, os canais foram escoados rapidamente”, disse o secretário.

De acordo com o titular da Secretaria de Infraestrutura, “o trabalho de Operação Chuva já foi iniciado e a limpeza de canais”.

“Logo mais, a comunidade vai observar que esses córregos, a exemplo do Campo do Vasco, da região do fundo da Kavan, e toda a região que sabemos que existe um histórico de alagamentos; continuarão a ser limpos, a limpeza já estar sendo reforçada; haverá sim pontos de chuvas como de ontem, atípicas, que subirão, mas, rapidamente a comunidade vai observar que a água vai escoar e não haverá alagamentos contínuos”, acrescentou.

Ainda segundo o secretário, o prefeito Dinha determinou um planejamento de cinco etapas da macrodrenagem do município, e duas etapas já foram efetivamente executadas. A primeira etapa – o canal da Muriqueira e a segunda – o canal ao lado do Hospital Municipal (Av. Orlando Moscoso).

Canal da Muriqueira:

O secretário Gabriel Marques explicou a previsão estratégica para o escoamento de águas no Canal da Muriqueira. “Podemos observar que no Canal da Muriqueira, o funcionamento, graças a Deus foi conforme o projeto elaborado. Temos uma previsão ‘como as chuvas que ocorreram ontem’, quando as chuvas acontecerem, o canal vai subir o nível e no segundo momento com a forte chuva ele vai extravasar para o lado da linha férrea e aí no terceiro momento, essa água pode vir a extravasar para a rua, mas observamos que diferente do que acontecia antigamente, não haverá mais alagamentos contínuos”, disse .

“Claro que Deus que é soberano e pode vir uma chuva muito mais atípica, mas dificilmente haverá alagamentos como antigamente, em que as pessoas perdiam bens materiais como sofás, móveis, eletrodomésticos. A ideia que isso não ocorra e que o projeto continue fluindo como estar fluindo. A água pode empossar naqueles pontos, mas, rapidamente com o passar das chuvas ela escoa e volta ao seu estado normal”, completou Gabriel Marques, secretário de Infraestrutura.

Balanço:

Em entrevista, o secretário de Infraestrutura disse que “nas últimas 24h tivemos ocorrências na Defesa Civil, mas não foram registrados desmoronamentos, acidentes em taludes, entre outros”.

“Estamos fazendo muito forte um trabalho de contensões na cidade, como na Rua Inocêncio da Rocha, subindo o Ponto Parada; estamos também executando algumas contensões dentro da região do Laboré. Nós temos inúmeras frentes de serviços também por toda cidade, nos pontos que entendemos que são pontos que mais precisam”, revelou.

Ainda de acordo com ele, nas últimas 24h não houve famílias desabrigadas pelas chuvas atípicas que caíram na cidade na sexta-feira.

Defesa Civil

Em caso de emergência, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura, por meio da Defesa Civil, pelos números 199 ou 3296-9216.

“Seguimos em alerta, as equipes estão nas ruas vigilantes, a Defesa Civil está trabalhando com plantão 24h, então assim, as pessoas poderão ligar e vamos conseguir computar todas as ocorrências e espero que nosso trabalho siga firme e que nossa cidade sofre o menos possível”, concluiu Gabriel Marques.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também