Rede Imprensa

Semana da Juventude: Após palestra, estudantes participam de passeio ecológico e conhecem a nascente do Rio Ipitanga

Redação: Rede Imprensa / Marcos Castelli

No âmbito da Semana Municipal da Juventude, iniciado na última segunda-feira (07), em Simões Filho, o evento que traz uma semana com diversas ações voltadas para o público jovem, na tarde desta quarta-feira (09), promoveu a palestra “O Jovem e a Responsabilidade Ambiental”, abrindo espaço para as discussões sobre preservação ambiental e a sustentabilidade.

O encontro aconteceu no Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Simões Filho e contou com as presenças do Superintendente de Juventude, David Farias; do Gerente de Juventude, Matheus Bacellar, da Coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Andrelena Mendes e os biólogos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Udemário Maia e Evelyn Teixeira. A ação é da Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e conta com a parceria entre diversas pastas.

Alunos e professoras de três escolas da rede pública municipal do bairro da Pitanguinha (5º ano, Escolas Castro Alves e Hermelina Souza e 8º ano, Escola Bárbara Andrea Brites), participaram também do “Passeio Ecológico”, realizado na Área de Preservação Ambiental (APA-Rio Ipitanga-Joanes), onde caminharam por uma trilha até a nascente do Rio Ipitanga.

Trilha: Chegada na nascente do rio Ipitanga

Os alunos foram recebidos pelo professor Rui Mota que discursou sobre a responsabilidade em que os jovens, desde cedo, devem contribuir com o meio ambiente. “Não adianta falar em salvar o planeta, sem se preocupar com uma ação mínima. Nós temos uma responsabilidade muito grande com nosso planeta e aquela ação que tomamos hoje pode ser benéfica ou maléfica e vocês que estão aqui tem a responsabilidade de disseminar as ideias preservacionistas para que tenhamos o equilíbrio do planeta e uma vida saudável nos próximos anos”, disse o diretor.

O rio Ipitanga, contribui com 40% do abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo David Farias, o passeio ecológico teve como finalidade fazer com que os estudantes conhecessem de perto a nascente do Rio Ipitanga e conscientizarem sobre o papel que cada um tem para preservar o meio ambiente, principalmente, pela crise hídrica que preocupa o planeta.

A reportagem do “Rede Imprensa”, conversou com a professora Ivone Santana, que leciona o 5º ano do ensino fundamental na Escola Castro Alves, que avaliou a iniciativa da Prefeitura de Simões Filho como “muito importante porque estamos em uma época em que muitas pessoas não valorizam a natureza e a ação contribui para conscientizar os alunos e torná-los multiplicadores sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente”.

O biólogo Udemário Maia chamou a atenção dos estudantes; permitindo a ampla reflexão sobre os ideais de sustentabilidade e, através, de slides, juntamente com a bióloga Evelyn Teixeira, mostrou aos estudantes diversos fatores que ampliam o desequilíbrio ecológico, como situações relacionadas aos loteamentos irregulares que suprime a vegetação e boa parte da mata atlântica, além das construções irregulares em morros e áreas de nascentes de rios, o descarte irregular do lixo nas ruas da cidade e a poluição sonora.

Os irmãos, Taísa Correia, 13 anos e Geovane Correia, 10 anos, para a reportagem garantiram que a ação foi muito proveitosa pelos ensinamentos sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente.

“Não podemos poluir o meio ambiente”, disse Geovane. “A palestra ajuda muito para que nós possamos nos conscientizar e ajudar o meio ambiente”, acrescentou Taísa.

A coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Andrelena Mendes, em entrevista, parabenizou as ações relacionadas à Semana Municipal de Juventude. “Estou muito feliz e quero dizer que o caminho é esse de buscar políticas públicas para que os jovens e crianças já comecem a perceber a importância de conservar o meio ambiente. Os estudantes podem ser multiplicadores desta ação”, pontuou.

Ela avaliou como positiva a atuação do prefeito Dinha por participar do cotidiano dos munícipes e ao lado da população fazer com que as políticas públicas aconteçam. A professora também parabenizou a secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Sirliane Ribeiro.

“Nos últimos 8 anos buscava os programas, os projetos e hoje observamos o resgate do esporte que é uma ferramenta muito importante para a juventude. Parabenizo a secretária e minha amiga Sirliane que está desenvolvendo um excelente trabalho”. 

O passeio ecológico foi realizado com toda segurança e contou com guia, professores, guardas municipais e biólogos. A reportagem do “Rede Imprensa” também adentrou na mata e durante a caminhada, os participantes em contato com a natureza puderam contemplar a biodiversidade da Área de Preservação Ambiental.

Confira fotos do Passeio Ecológico












 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também