REDAÇÃO REDE IMPRENSA / MARCOS CASTELLI
Após representar Simões Filho na Canonização da Santa Dulce dos Pobres, no dia 13 de outubro, no Vaticano, e se emocionar pelo momento ímpar, sobretudo, pelo arcabouço histórico e cultural representado pelo legado da primeira Santa baiana, o vice-prefeito Sid Serra (PSDB), Titular da Secretaria de Cultura, convida o povo simõesfilhense, para a festividade católica em homenagem ao “Anjo Bom da Bahia”. O evento acontece na tarde do próximo domingo (03/11), será realizado pela Diocese de Camaçari e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
O evento tem como direcionamento, render homenagens à Santa Dulce que tanto espalhou amor e caridade por onde passou. A festividade vai contar com missa campal e show na Praça da Bíblia, Centro da cidade. Autoridades políticas como o prefeito Dinha Tolentino; deputada estadual, Kátia Oliveira (MDB), e vereadores participam da celebração.
“Tive a honra de participar da cerimônia de Canonização da nossa Santa Dulce dos Pobres no Vaticano, foi um momento muito especial na minha vida, um momento de muita emoção, e da mesma forma, ficarei muito feliz em participar dessa missa em homenagem aqui em Simões Filho”, pontuou Serra em entrevista ao ‘Rede Imprensa’.
A Programação inicia às 15h, em frente ao Centro Educacional Santo Antônio (CESA). Em seguida os fiéis farão uma caminhada até a Praça da Bíblia, onde será realizada a entronização da imagem e relíquias da Santa baiana e Santa Missa com a presença de Dom Tommaso Cascianelli, bispo de Irecê, que durante muitos anos foi diretor espiritual do Anjo bom da Bahia, do bispo diocesano Dom João Carlos Petrini e padres da Diocese de Camaçari. Após a Missa haverá show com Juliana de Paula da Canção Nova e Ministério de Música Graça do Espírito Santo (MMGES), de Camaçari.
“Aproveito para convidar todos os católicos para participar desse momento importantíssimo para Simões Filho e Irmã Dulce fez e faz parte da história da nossa cidade e mais uma vez será uma honra poder participar deste momento”, concluiu o vice-prefeito.
EM SIMÕES FILHO
Santa Dulce conviveu em Simões Filho, onde em 1964 foi fundado o orfanato. A freira baiana abrigava crianças sem referência familiar e que atualmente é um dos 21 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Em 1994, tornou-se o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico, atendendo cerca de 787 crianças e adolescentes em situação e vulnerabilidade social. O Centro oferece ainda acesso à arte-educação, inclusão digital, iniciação profissional, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.
O complexo dispõe de uma unidade de sustentabilidade, o Centro de Panificação, responsável pela produção e comercialização de variados tipos de pães, panettones e outros produtos, cuja receita das vendas é totalmente revertida para a manutenção de suas atividades.