Cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino de Simões Filho estão participando do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). As aulas acontecem nas escolas João de Oliveira Campos, Simões Filho, Clarice Ferreira e Juciete Souza Mota Soares, nas terças, quartas e quintas. O programa conta com o apoio da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O Proerd é um programa com caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, que trabalha em conjunto com os alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental, que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula.
A chefe de gabinete da Semed, Iracema Souza, falou sobre os resultados das aulas. “Os alunos ficam bastante motivados e são informações essenciais para a vida deles. Estamos trabalhando para dar mais oportunidade para os simõesfilhenses”, comentou.
As 10 aulas são ministradas pelo Cabo PM Lino da 22ª Companhia Independente da Polícia da Bahia. “Poder ser instrutor deste curso é uma honra pra mim. Discuto nas escolas sobre as consequências que as drogas trazem para a vida e para a família. É muito gratificante reencontrar um aluno e ouvir o quanto aqueles conselhos contribuíram para a sua tomada de decisões”, disse.
O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., que surgiu em 1983, nos Estados Unidos. No Brasil, o projeto foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o território brasileiro.