Quase 90 alunos das escolas municipais Clarice Ferreira e Simões Filho, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), receberam os seus certificados, na última terça-feira (24). O evento contou com a participação dos familiares dos alunos, professores, instrutores do programa e diversas autoridades.
Durante todo o evento, era evidente a alegria dos envolvidos e o sentimento de dever cumprido perante a retrospectiva dos momentos vividos em sala de aula. “Ficamos muito contentes com essa iniciativa. Eu acredito que essa é a melhor idade para ensinar princípios e valores para as crianças, pois elas levarão para o resto da vida”, disse a professora Kátia, que trabalha há 24 anos na Escola Clarice Ferreira.
Emocionado, o instrutor do programa, Cabo PM Lino, lotado na 22ª Companhia Independente da Polícia da Bahia, falou sobre a importância dessa atividade.
“Nas escolas, discutimos sobre as consequências que as drogas trazem para a vida e para a família. Estamos trabalhando com a prevenção. O que me enche de satisfação é o retorno que recebo dos alunos. Não tem nada melhor que a alegria no olhar dessas crianças”, disse o instrutor.
O Proerd desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo. Neste semestre, as aulas foram ministradas nas escolas João de Oliveira Campos, Clarice Ferreira e Juciete Souza Mota Soares. O programa conta com o apoio da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).