A transferência da paciente Marizete Pereira Invenção, 58 anos, que deu entrada no Hospital Municipal de Simões Filho, no último sábado (19) com uma quadro de parada cardiorrespiratória, foi autorizada pela Central de Regulação. No início da noite desta terça-feira (22), a paciente foi transferida para um Hospital de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Em Simões Filho, os médicos conseguiram reanimar dona Zetinha, como é carinhosamente conhecida, e após diagnóstico chegaram a constatação de que a paciente necessitava urgente ser transferida para uma Unidade de Saúde de alta complexidade.
De acordo com Tamires, filha de dona Marizete, os médicos do Hospital Municipal conseguiu reanimar a paciente, após todas as manobras de ressuscitação em cinco minutos. O Hospital chegou a fazer um exame simples e descobriram que provavelmente seria um quadro de infarto e foi colocada a necessidade de urgência em um período de 10 dias. A paciente há quatro dias continua em coma induzido.
Prontamente todo o processo de regulação foi iniciado pela família que buscou o apoio das autoridades para que pudesse conseguir a transferência da paciente. Segundo familiares, dona Zetinha recebeu todo suporte necessário, atendimento e atenção dos profissionais da área médica do Hospital Municipal de Simões Filho.
Com a finalidade de sensibilizar o Governo do Estado, o Líder na Câmara de Simões Filho, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), fez duras críticas ao Governador Rui Costa e cobrou providências.
“Não podemos tratar a saúde do nosso povo com jeitinho Governador do Estado, toma vergonha na cara e trata o povo de Simões Filho bem”, disse em entrevista ao programa ‘Bahia no Ar’, pela rádio Sucesso FM 93.1.
O vereador criticou a situação em que por três vezes o município não teria conseguido fazer uma regulação. Após mobilização no início da tarde desta terça-feira (22), finalmente a regulação aconteceu e dona Marizete foi transferida.
Através de vídeo publicado em redes sociais, Orlando de Amadeu que esteve na luta junto com os familiares, agradeceu a união de forças, entre o prefeito Dinha, a secretária Dra. Maria Bethânia, a direção do Hospital Municipal, profissionais de saúde e os veículos de imprensa que se mobilizaram para conseguir a regulação.
“Nós conseguimos em apenas um dia fazer com que três pacientes internados nos Hospital de Simões Filho fossem transferidos, após alguns dias sofrendo. Nosso Hospital é de baixa complexidade e dependemos do Governo do Estado para transferir para outros hospitais de alta complexidade em Salvador”, pontuou.
Apesar de ter feito duras críticas ao governador, o vereador agradeceu pela regulação. “Obrigado governador por ter olhado esse momento tão díficil e que o senhor continue fazendo a mesma coisa porque o nosso povo está sofrendo”, disse.
O edil acrescenta ainda que o “prefeito Dinha junto com a secretária Dra. Maria Bethânia tem se esforçado muito mas as dificuldades são grandes e espera que não precise fazer uma mobilização tão grande para ter que salvar uma vida em Simões Filho”. “Queremos que o Governo do Estado faça a sua obrigação porque o município também fará a sua obrigação”.
Outros dois pacientes que não tiveram os nomes revelados também foram regulados para outra Unidade Hospitalar de alta complexidade.