Rede Imprensa

Simões Filho: Audiência Pública debate avaliação do Plano Municipal de Educação; prefeito anuncia concurso público

Marcos Castelli | REDE IMPRENSA

A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), pasta que tem como titular a professora Mariza Bomfim, promoveu na tarde desta terça-feira (07), uma Audiência Pública para apresentar a avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) que norteará o processo de ensino-aprendizado no município. O Prefeito Dinha Tolentino e a secretária de Governo, Simone Costa, além de vereadores e gestores escolares participaram do encontro.

Segundo a pasta, a Audiência Pública teve o objetivo de dá publicidade ao relatório do Plano Municipal de Educação (PME), além de possibilitar a participação democrática para o conhecimento dos índices alcançados e direcionados às políticas públicas e suas ações.

O PME trata-se de um planejamento para um período de 10 anos, elaborado em consonância com os Planos Nacional e Estadual. É um documento de construção coletiva onde se ouviu os anseios de alunos, profissionais da educação, pais, além da sociedade civil.

“Hoje estivemos discutindo a Educação que é algo muito sério e esta audiência é muito importante para que a sociedade e os atores da Educação possam discutir qual é o melhor modelo, quais são as metas e quais formas iremos avançar, a metodologia, enfim, são discussões importantes para que a gente possa fazer uma Educação de qualidade”, pontuou o gestor municipal.

“Eu quero que nossas crianças possam ter professores altamente motivados, qualificados e preparados, e é por isso que vamos fazer concurso público no primeiro semestre do próximo ano, como também vamos requalificar todas as escolas e fazer o plano de reordenamento da rede para que a gente tenha uma escola com conforto, segurança e estrutura para atender as crianças de uma forma mais saudável”, acrescentou Dinha Tolentino em entrevista.

Durante a audiência pública, o Prefeito também anunciou aos professores, o Auxílio Alimentação para o mês de janeiro/2021 e agradeceu a todos os profissionais da Educação, em especial os coordenadores de polos pelo empenho e dedicação às atividades.

“Este é um momento muito significativo e importante para a Educação do município. É hoje que começa os debates democráticos, as trocas de experiências, o conhecimento de leis e nós teremos na próxima sexta-feira (10), a Conferência da Educação que é uma consequência desse primeiro ato que é a Audiência Pública”, afirmou Mariza Bomfim, secretária municipal da Educação.

O Plano Municipal de Educação – PME: Lei 968/2015 é composto por 20 metas e entre os principais eixos norteadores estão: a Universalização; Qualidade do Ensino; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Democratização da Gestão e Financiamento da Educação.

Já o Plano Nacional de Educação (PNE) foi instituído pela Lei nº 13.005/2014, e sancionado em junho de 2015, após três meses de debate com diversos setores sociais, a lei que institui o PME apresenta 20 metas ligadas ao Plano Nacional de Educação (PNE). O PME decide os rumos da Educação no município a cada dez anos, considerando desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, passando pelo Ensino Profissionalizante​.

Entre as mais diversas iniciativas do município de Simões Filho, na gestão do Prefeito Dinha na área da Educação estão: capacitação de 2632 servidores da Educação, requalificação e ampliação de Unidades Escolares; criação de 4 anexos escolares; aquisição de conjuntos de mesas infantis – trapézio; distribuição de Kit de Alimentação Escolar; entrega de blocos de atividades; colocação de totens na entrada das Unidades Escolares; instalação de pias nas salas de aulas; adesão ao Selo Unicef; mudança de nível de 186 professores; parceria com o Senai, parceria com a produtora Mercúrio Cultural; implantação do Programa Busca Ativa Escolar; Projeto Social Via de Música – Consórcio dutovia; contratação de profissionais bilingue para o quadro de profissionais da Educação, entre outros.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também