Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu nesta quinta-feira (27), a 5ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema: “Fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, o encontro que finaliza ao meio dia desta sexta-feira (28), tem como objetivo “avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde”.
Presente na solenidade, o Governo Municipal disse acreditar nos avanços do setor. “Estamos criando uma perspectiva positiva para o município, porque os números estão provando que as coisas mudaram para melhor”, declarou o prefeito Dinha (PMDB).
Ainda de acordo com o alcaide, a sua gestão está “fazendo um bom trabalho e alcançando todos os objetivos”. Ele acrescenta também que com isso “garantimos uma saúde pública de qualidade para que possamos cuidar bem da nossa Boa Gente”.
O secretário geral do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA) e secretário de Saúde de Alagoinhas, Rodrigo Matos, esteve presente no evento e destacou a importância da Conferência Municipal de Saúde que é prevista na Lei nº 8142/90.
“Simões Filho está de parabéns pela organização. A Conferência atende a um princípio constitucional que é a participação popular. No caso da saúde, esse processo está linkado com a população, através dos Conselhos e das Conferências de Saúde. E a gestão executa as ações que são definidas pelos Conselhos e pelas Conferências”, afirmou Rodrigo Matos. Ele assumiu como secretário geral Titular do Cosems/BA, no dia 05 de maio deste ano, durante a realização do 5º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 6º Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, em Porto Seguro.
O evento marca a sua finalidade profícuo de discutir os eixos temáticos em torno da “Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância e Proteção da Saúde, Gestão e Assistência Farmacêutica”. A cada 4 anos, a Conferência Municipal de Saúde acontece e serve de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS).
Na oportunidade, a secretária de Saúde de Simões Filho, Dra. Maria Bethânia Lessa Pinto, pontuou que a “expectativa é seguir trabalhando, mediante os princípios dos SUS, visando a união da comunidade com os profissionais de saúde”.
Membros do Parlamento simõesfilhense estiveram presentes, entre eles, a primeira-dama e vereadora Kátia Cristina Cerqueira Oliveira (PMDB), o vice-prefeito e secretário de Cultura, Sidney Serra Santana, o secretário de Governo, Edson Gomes e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Myranda.
O evento acontece no auditório do Centro Social, localizada na Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), e nesta sexta (28), os debates continuam com início às 8h e término ao meio dia.