Membros da diretoria e permissionários da Cootasf – Cooperativa de Transporte Alternativo de Simões Filho pediram desculpas ao secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jackson Bonfim, em encontro na tarde desta segunda-feira (24) com o prefeito Dinha. Após protesto realizado no início da manhã, onde permissionários colocaram fogo em pneus e bloquearam a AV. Elmo Serejo Farias, nas mediações do Ginásio de Esportes, no CIA II e realizar um “enterro simbólico”, pedindo a saída do gestor da pasta, a diretoria disse que “não teve participação nenhuma do ato com o caixão”.
No protesto, cerca de 30 manifestantes ao se dirigirem à sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), levaram um caixão com fotos do secretário.
Em reunião no Gabinete do prefeito, o presidente da Cootasf, José Roque Oliveira se pronunciou.
“Nós já estávamos praticamente com a situação [protesto no CIA 2] resolvida, depois de conversar com o tenente Bastos fomos conversar com o secretário. Quando a gente chegou na Secretaria, fomos surpreendidos com a presença do grupo, mas nós não sabemos de onde partiu essa ideia”, afirmou.
O prefeito usou as redes sociais e classificou o ato como político. “Infelizmente, uma causa justa, pela defesa da sobrevivência, foi utilizada para criar um fato político, que não representa a classe dos permissionários”, criticou.
Em nota pública, a prefeitura afirmou que “desde janeiro a Semob tem trabalhado para identificar todas as deficiências do sistema de transporte público urbano de Simões Filho, reconhecendo as diversas reivindicações da população para melhorar a prestação do serviço”.
“A Prefeitura repudia ainda qualquer ato praticado contra a população, ao mesmo tempo em que se solidariza com os trabalhadores que tiveram sua ferramenta de trabalho destruída”, disse na nota.