Por: REDE IMPRENSA | MARCOS CASTELLI
Nas últimas 72h, Simões Filho registrou um acumulado de 213,6 mm de chuvas, tornando-se o 4º município mais afetado em todo o estado da Bahia, segundo dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (CEMADEC). Apesar do volume expressivo de água, a Prefeitura, sob o comando do prefeito Devaldo Soares de Souza, popular Del (União), demonstrou capacidade de resposta e trabalho preventivo que reduziram significativamente os danos à população.
Neste sábado, 3 de maio, o prefeito Del esteve pessoalmente nas ruas, acompanhado das equipes da Secretaria de Governo (SEGOV), Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Secretaria de Ordem Pública (SEMOP), Secretaria de Serviços Públicos (SESP), além da Defesa Civil e Superintendência de Trânsito (Supertrans), vistoriando as ocorrências e coordenando as ações de resposta. Entre os bairros visitados, destacam-se o CIA 1 e Engenho Novo, na localidade do Campo do Vasco.
Entre as ocorrências registradas nos últimos dias, um desabamento de uma estrutura de concreto no bairro CIA 2, atingiu dois veículos, mas felizmente não deixou vítimas. Outros pontos críticos, como alagamentos e pequenos deslizamentos, foram prontamente atendidos, demonstrando a eficiência do trabalho conjunto entre os órgãos municipais.
O secretário municipal de Infraestrutura, Gabriel Marques, ressaltou que os transtornos foram minimizados devido às ações preventivas realizadas desde janeiro deste ano, dentro da Operação Chuva 2025. A iniciativa incluiu a limpeza de bueiros e galerias, o monitoramento de áreas de risco e intervenções em pontos críticos de alagamento. Além disso, a gestão atual herdou obras estruturantes da gestão anterior, projetos de macrodrenagem e contenção de encostas, e trabalha com planejamento para fazer e executar muito mais obras para Simões Filho.
A transparência e a presença constante do prefeito e sua equipe nas áreas afetadas têm fortalecido a confiança da população no poder público. A comunicação ágil com os moradores, por meio de alertas e orientações, também é essencial para prevenir maiores problemas.
Com planejamento, trabalho e investimentos contínuos, Simões Filho está construindo com resiliência cada vez maior frente aos eventos climáticos. A atuação da gestão do prefeito Del nestes dias de chuvas intensas mostrou que, mesmo diante de adversidades, é possível reduzir danos e garantir a segurança da população.

Ainda segundos dados do CEMADEN, Salvador foi o município baiano que registrou o maior volume de chuvas no estado nas últimas 72h, contabilizando 250 mm, e se aproxima da média para o mês de maio que é 302,2 mm. Em seguida aparecem as cidades de Santo Amaro (235,8 mm), Itacaré (226,8 mm), Simões Filho (213,6 mm) e Lauro de Freitas (195,8 mm), que ocupa a 5ª posição em maior volume de chuvas na Bahia nas últimas 72h.
Na Bahia
De acordo com Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do Estado, até às 16h deste sábado, foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas nos municípios de Camacan (situação de emergência vigente desde 12/04), Canápolis, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Nazaré, Camamu, Valença, Itapé, Buerarema, Santana, Amélia Rodrigues, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Jaguaribe, Cicero Dantas, Dias D’ Ávila, Lauro de Freitas, Simões Filho e Madre de Deus.