A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), segue executando a vacinação antirrábica para cães e gatos. As atividades acontecem de modo itinerante e no último final de semana, as equipes de vacinaram 130 pets, na localidade do Laboré.
A iniciativa é executada por meio da Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde e é voltada para cães e gatos, a partir de três meses, fêmeas paridas há mais de 1 (um) mês e os animais que não estejam fazendo uso de medicamentos.
Vale lembrar que a vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a “enfermidade/raiva” e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.
O que é raiva?
A raiva é uma infecção viral aguda que pode ser contraída por animais e humanos através da saliva de outros animais infectados. Quando transmitido, o vírus ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro que pode evoluir de forma bem rápida e levando à morte.
Quais os sintomas da raiva?
Essa zoonose, ao acometer os cães, pode causar o isolamento do animal que passa a se esconder em busca de lugares escuros, agitação, latidos e mordidas no ar sem motivos aparentes. Em muitos casos a raiva pode causar salivação excessiva, agressividade e paralisia.
Os sintomas, tanto nos homens quanto nos cães, podem demorar a aparecer, uma vez que o vírus da doença pode permanecer incubado por até 2 meses.
Já a raiva felina, ao se manifestar, pode causar salivação em excesso, estrabismo, espasmos, desorientação e isolamento.