Rede Imprensa

Simões Filho ganha primeira Usina Fotovoltaica

Redação REDE IMPRENSA

Visando promover a modernização, economia e sustentabilidade, o Município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), acabou de instalou a primeira Usina de Energia Solar (Fotovoltaica) da cidade. O Sistema de Energia Solar, é capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar e a primeira Usina foi instalada no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no Centro.

De acordo com o Prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, popular, “Dinha”, o trabalho segue no sentido de fortalecer as políticas de sustentabilidade com iniciativas que contribuem diretamente para o desenvolvimento da cidade de Simões Filho, e que insere a cidade nos parâmetros das “Cidades Inteligentes”.

“As nossas equipes acabam de concluir a instalação da primeira usina fotovoltaica e isso significa que estamos avançando também em sustentabilidade, consciência cidadã e em soluções inovadoras”, pontuou o Prefeito Diógenes Tolentino Oliveira.

Ainda de acordo com o chefe do Poder Executivo, “o trabalho vai seguir acontecendo e ainda nesta primeira etapa, outros prédios públicos também receberão o sistema de captação de energia solar”.

O Programa de Eficiência Energética, lançado pela Prefeitura em 2021, prevê 5 (cinco) usinas de energia solar no município, além de trocar 12 mil pontos de energia por iluminação de LED. “Vamos ter uma maior eficiência e economia com a energia elétrica. Em 10 anos vamos ter um retorno significativo para o município ter uma economia cada vez melhor”, pontua o mandatário municipal.

 

Para  Kemmuel Menezes, secretário de Planejamento e Habitação, a cidade de Simões Filho está criando parques de usinas para um consumo mais eficiente dos recursos naturais. “É importante, um paradigma imposto por esta gestão a utilização de recursos no desenvolvimento sustentável, que hoje está sendo simbolizado também por meio da criação do programa para que efetivamente venha se tornar algo que traga bons frutos para toda população”, disse.

Nesta primeira etapa, o Programa de Eficiência Energética prevê 5 (cinco) Usinas de Energia Solar, entretanto, segundo o Prefeito Dinha, a expectativa é que o projeto contemple 15 (quinze) usinas nos próximos 10 anos. “É desta forma que estamos governando, para fazer a cidade de Simões Filho cada vez melhor”, enfatizou Diógenes Tolentino.

Programa de Eficiência Energética:

Segundo a Prefeitura de Simões Filho, entre as diretrizes que compõem o programa estão o apoio à pesquisa, ao desenvolvimento, divulgação e promoção do uso de tecnologias em fontes renováveis de energias e de conservação energética; Promoção da ecoeficiência por meio de incentivo à adoção e utilização de tecnologias mais limpas; capacitação e conscientização acerca do uso racional dos recursos energéticos e redução de emissões de gases de efeito estufa; Estabelecimento de metas anuais de redução de consumo energético dos órgãos públicos; dentre outros.

Em novembro de 2021, a Prefeitura de Simões Filho lançou o Programa de Eficiência Energética e instituiu o Selo de Certificação Sustentável em edificações no Município, que vai garantir benefícios fiscais.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também