A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), implantou o primeiro sistema de coleta subterrânea de resíduos sólidos urbanos. As atividades são coordenadas por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).
A primeira lixeiras/coletoras está instalada no Centro da cidade e visa fortalecer a polícia de limpeza urbana, contribuindo para a gestão de resíduos sólidos, manutenção das vias e espaço públicos trazendo maior comodidade aos munícipes.
De acordo com Manoel Almeida, secretário da SESP, a intenção é que outras lixeiras possam ser instaladas contribuindo para boas práticas ambientais. “Estamos lançando um projeto de ecoponto com a instalação de lixeira subterrânea, que tem como finalidade receber o lixo domiciliar, mantê-lo resguardado de vetores transmissores de doença e dar uma melhor visibilidade ao ambiente. Um compromisso firmado pelo nosso prefeito Diogenes e que estamos executando para a promoção do desenvolvimento da cidade e o bem-estar dos simõesfilhenses”.
A estrutura é composta por três lixeiras e abaixo de cada uma delas, no subterrâneo, estão quatro contêineres, com capacidade de armazenar cerca de 3m3 (três metros cúbicos), cerca de 3 mil kg.
Entenda: Quando o resíduo é descartado, vai direto para uma estrutura subterrânea e fica armazenado no local até o momento da coleta, com o levantamento da estrutura através de um sistema de pressão. Somente os trabalhadores responsáveis pela coleta terão acesso a esta estrutura subterrânea.