Rede Imprensa

Simões Filho institui Operação Chuva 2025 e declara estado de alerta para prevenir riscos no período de chuvas intensas

A Prefeitura de Simões Filho publicou, nesta sexta-feira (2), o Decreto nº 2.866/2025, que institui a Operação Chuva 2025 e declara estado de alerta nos órgãos da administração municipal. A medida tem como objetivo reforçar ações de prevenção, monitoramento e resposta diante do aumento do volume de chuvas previsto para os próximos meses.

Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com apoio da Defesa Civil, a operação acontece em duas etapas: a de Prevenção e Preparação, já em andamento, e a de Resposta, Assistência e Alerta, que será intensificada entre os meses de maio e julho. A atuação é intersetorial, envolvendo diversas secretarias e equipes em regime de plantão 24h, inclusive aos finais de semana e feriados.

Entre as ações já executadas estão: a limpeza e desobstrução de canais e bueiros; poda e erradicação de árvores com risco de queda; vistoria de encostas e imóveis em áreas de risco; instalação de lonas em áreas vulneráveis a deslizamentos; campanhas de informação e orientação para moradores das regiões mais afetadas.

O decreto também autoriza, em caso de necessidade, a mobilização de servidores, veículos e equipamentos de toda a estrutura administrativa municipal. Em situações emergenciais, o Gabinete do Prefeito poderá autorizar a contratação temporária de mão de obra por até 90 dias.

“A Operação Chuva é uma ação preventiva e emergencial que reforça o compromisso do nosso prefeito Del com a segurança da população. Estamos em alerta máximo, com equipes mobilizadas e prontas para atuar em qualquer situação de risco”, afirmou o Gabriel Marques, secretário de Infraestrutura.

A população pode colaborar informando ocorrências e solicitando apoio por meio dos canais da Defesa Civil, que atua em regime de plantão 24h: (71) 3296-9216.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também