Rede Imprensa

Simões Filho intensifica Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), intensifica a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e convoca a população para a imunização. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Saúde (SMS) e a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde do município.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, são alvos principais da campanha:
1 – Crianças de 1 ano: devem receber a 1ª dose;
2 – Crianças de 1 anos e 3 meses: devem receber a 2ª dose;
3 – Pessoas até 29 anos e profissionais de saúde independente da idade: Caso não tenham sido vacinados, devem receber as duas doses da vacina com intervalo de 30 dias;
4 – Pessoas de 30 a 59 anos: Caso não tenham sido vacinadas, devem receber uma dose da vacina.

Para vacinar é preciso ter em mãos os documentos: Certidão de Nascimento ou Documento de Registro Geral (RG), Cartão de Vacina e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente fala, tosse, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Entenda um pouco mais:

O que causa?
A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Quais são os sintomas?
Os principais sintomas do sarampo são:
1 – Febre acompanhada de tosse;
2 – Irritação nos olhos;
3 – Nariz escorrendo ou entupido;
4 – Mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também