Por: REDE IMPRENSA | MARCOS CASTELLI
Em um movimento estratégico para impulsionar e revitalizar o Centro Industrial de Aratu (CIA) e atrair novos investimentos, o presidente da Câmara Municipal de Simões Filho, Uilton Ramos de Alencar, conhecido como Itus Ramos (PSDB-Cidadania), apresentou a Indicação 058/2025, solicitando ao Executivo Municipal a concessão de incentivos fiscais para empresas que se instalarem no CIA e em novos polos industriais da cidade.
Com um discurso enfático, Itus Ramos destacou o potencial logístico único de Simões Filho, cercada por três rodovias estratégicas do estado: “Não há lugar melhor para se instalar uma indústria hoje do que nossa cidade. Precisamos criar condições para que isso aconteça”, afirmou.
O CIA, que já foi um dos principais polos industriais da Bahia, enfrentou décadas de esvaziamento. Em 2017, apenas 184 empresas estavam em operação, muito abaixo da capacidade total de 460 empreendimentos. Nos últimos oito anos, porém, houve uma retomada gradual, com cerca de 210 empreendimentos, mas para o presidente, isso ainda é pouco.

“Precisamos que o município se debruce sobre isenções fiscais possíveis, como redução percentual do IPTU, isenção de taxas de terraplanagem, drenagem e licenciamento – tudo atrelado à geração de empregos. Queremos trazer indústrias de outros estados e fortalecer nossa economia”, explicou Itus Ramos.
Além do foco em atrair empresas, o projeto visa estimular a contratação de mão de obra local, com ênfase também na inserção feminina no mercado de trabalho. O presidente lembrou o debate impulsionado pelo Mês da Mulher (março) e reforçou. “A mão de obra feminina, que é a maioria, precisamos que as mulheres tenham acesso rápido ao mercado de trabalho. Só com investimentos concretos garantiremos renda e qualidade de vida para nosso povo”, argumentou o chefe do Legislativo.
Ramos fez um apelo à Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), para que o programa seja tratado com urgência. “Trate esse programa com extremamente urgência para que novos investimentos se instalem no município e com isso gere emprego e renda para o nosso povo”, destacou.
Se aprovada, a medida pode reposicionar Simões Filho como um hub industrial na Bahia, atraindo empresas de diversos setores e diversificando a economia local. Com incentivos fiscais bem estruturados, a cidade tem tudo para se tornar um modelo de desenvolvimento sustentável e geração de renda.