Rede Imprensa

Simões Filho lança “ID Jovem” para garantir direitos à juventude de baixa renda; entenda como funciona

Redação: Rede Imprensa / Marcos Castelli

Em Solenidade de abertura da Semana Municipal de Juventude – projeto de Lei Municipal da vereadora Kátia Oliveira, aprovado pelo Legislativo em novembro de 2015 e promovido este ano, pela Prefeitura, através, da Secretaria de Esportes Lazer e Juventude, da Superintendência de Juventude e demais pastas, na manhã desta terça-feira (08), aconteceu o Lançamento do “ID Jovem”. Em entrevista ao “Rede Imprensa”, o consultor da Secretaria Nacional de Juventude, Laudécio Silva, disse que o “ID Jovem” é fruto do Estatuto da Juventude, aprovado há 4 ano e sua criação veio para efetivar a Lei e a vontade política atual.

“Estou muito feliz em vim a Simões Filho, nesta primeira edição da Semana de Juventude e estou aqui para apresentar o ID Jovem e trazer novidades, propostas e políticas públicas para o público jovem”, disse Silva.

“Identidade Jovem” ou simplesmente “ID Jovem” é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. O programa, instituído pelo Governo Federal, é destinado a jovens de 15 a 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

De acordo com dados do Cadastro Único, em Simões Filho, 12.046 jovens estão aptos a participarem do programa. O consultor da Secretaria Nacional de Juventude, Laudécio Silva, esteve em Simões Filho para apresentar o programa e capacitar servidores da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) e a equipe da Superintendência de Juventude, órgão ligado, à Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, que tem como gestora, Sirliane Ribeiro.

Com uma trajetória profissional, o representante da esfera federal, já foi secretário de Assistência Social, e atualmente, faz parte das articulações em prol das políticas públicas, divulgando o “ID Jovem” no estado da Bahia. De acordo com ele, 25, dos 417 municípios baianos já visitou fazendo a capacitação, que visa promover direitos e benefícios aos jovens de baixa renda, entre 15 e 29 anos de idade. A consultoria é vinculada à Secretaria Nacional de Juventude e a pasta é ligada à Secretaria de Governo da Presidência.

 Entenda sobre o Programa ID Jovem

O “ID Jovem” é uma carteira com validade semestral que pode ser solicitada pelo interessado a fim de garantir o direito aos descontos. Como condição para o benefício, esse jovem precisa estar incluído no Cadastro Único do Governo Federal.

Para ser inserido no CadÚnico, bastar incluir ou atualizar dados junto ao CRAS. É necessário ter renda familiar mensal que não ultrapasse os dois salários mínimos e deve ter em mãos o Número de Identificação Social.

A Identidade Jovem é uma iniciativa do Governo Federal, gerenciado pela Caixa Econômica Federal e coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, que visa ampliar o acesso à meia-entrada de jovens de 15 a 29 anos pertencentes às famílias de renda mensal de até dois salários mínimos. A identidade funciona por meio de aplicativo para smartphone e já está disponível para a população.

Com a ID Jovem, o cidadão pode ter descontos em ingressos em eventos como shows, cinemas, teatros e jogos de futebol, por exemplo.

O cartão virtual garante também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O benefício não vale para deslocamentos entre municípios do mesmo estado ou dentro da cidade.

A validação da Identidade será feita por meio de QR Code ou código alfanumérico, garantindo a autenticidade e segurança. Além disso, o cidadão tem que apresentar o cartão virtual junto a um documento oficial de identificação com foto.

Para participar, promotores de eventos e empresas devem baixar o aplicativo específico para promotor (disponível para iOS, Android e Windows) e se cadastrarem.

A regra vale também para os jovens que planejam ir a algum dos eventos contemplados pela ID Jovem ou viajar entre os estados brasileiros.

Participe do grupo no Facebook “ID Jovem Soluções”. No site da Caixa Econômica, em programas sociais, o ID Jovem está inserido é só clicar. Além disso, o jovem ao acessar “ID Jovem”, no google facilmente terá acesso à página do programa.

 https://www.facebook.com/groups/958085917630415/

*Mais informações e dúvidas, os jovens simõesfilhenses, devem procurar a secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), no Centro Social e/ou a Superintendência da Juventude, localizada, no Ginásio de Esportes Paulo Gilberto, no CIA II


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também