Rede Imprensa

Simões Filho: Morre dona Maria, Liderança do Quilombo Rio dos Macacos aos 95 anos

A quilombola Maria de Souza Oliveira, de 95 anos, morreu, nesta sexta-feira (17). A idosa era considerada uma das principais lideranças Quilombo Rio dos Macacos, que fica em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. A informação foi confirmada ao G1, por lideranças da comunidade através das redes oficiais do quilombo.

A causa da morte não foi divulgada. Dona Maria, como era mais conhecida, foi enterrada ainda na tarde desta sexta-feira, no Cemitério de Simões Filho.

Foto: Josias Pires/Gabriel Teixeira/Quilombo Rio dos Macacos – O filme

Nascida na antiga Fazenda Macaco, que, ao lado das fazendas Aratu e Meireles, deu origem ao Quilombo Rio dos Macacos, Dona Maria foi cozinheira durante a construção da Base Naval de Aratu, na década de 1940, quando vendia alimentos para operários que trabalharam na obra.

Na década de 1970, após a construção da Vila Naval de Aratu, trabalhou como lavadeira e faxineira para famílias militares da Marinha.

Referência na comunidade como parteira, rezadeira e promotora de festas, Dona Maria tinha quatro filhos, além de netos e bisnetos. Ela se tornou umas das principais lideranças do local durante o período de enfrentamento de batalhas judiciais pela permanência do quilombo no local onde foi fundado.

O Quilombo Rio dos Macacos disputou território com a Marinha, desde meados de 1970. O conflito começou depois que a Base Naval de Aratu foi construída e a União pediu a desocupação da área pelos quilombolas. Depois de mais de 40 anos de disputa territorial, a titulação das terras do Quilombo Rio dos Macacos ocorreu em 2020.

Em 2018, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) esteve no quilombo para observar a situação de garantia dos direitos humanos da população no local.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também