Rede Imprensa

Simões Filho: Prefeito questiona dados do IBGE e busca revisão do censo populacional

O prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira, nesta segunda-feira (03), expressou a sua preocupação e questionou o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente à diminuição populacional do município situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo dados do IBGE, divulgados na última quarta-feira, 28/06, o município de Simões Filho atualmente tem uma população de 114.441 pessoas, o que representa uma queda de -3,05% em comparação ao Censo de 2010.

Em entrevista à imprensa local, o alcaide simõesfilhense deixou claro o seu respeito ao órgão, mas enfatizou que o resultado apresentado, foi uma surpresa, tanto para ele, quanto para os munícipes. “Não tem explicação lógica”, disse o gestor municipal.

“Nós não queremos de forma nenhuma desqualificar o trabalho do IBGE, mas não tem explicação lógica, técnica, a cidade perder 23 mil habitantes, isso não existe, e por isso, nós estamos questionando e hoje, nós encaminhamos um ofício para o IBGE, pedindo informações, porque, no relatório consta quase 15 mil imóveis que estão fechados em nosso município e vocês sabem muito bem que a nossa cidade ainda não tem potencial turístico para ter essa quantidade de casas fechadas”, explicou o prefeito Dinha Tolentino.

O prefeito ressaltou que a revisão é necessária para que o município não seja prejudicado nos repasses de receitas que são calculadas com base na população.

Ainda de acordo com ele, não tem respaldo técnico para uma perda tão significativa como essa que foi apresentada pelo IBGE. “É um assunto que nós estamos tratando de forma administrativa, e se necessário vamos também judicializar, pedindo realmente a anulação ou a revisão, desses números, com acompanhamento dos nossos técnicos, para que tenhamos realmente um resultado que corresponda a veracidade do nosso município e esse assunto vamos tratar de forma administrativa ou jurídica, se assim necessário, e tenho certeza que haverá uma revisão”, enfatizou prefeito Dinha.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também