Rede Imprensa

Simões Filho: Prefeitura homenageia e nomeia palco principal do Arraiá das Viúvas como “Zé de Zulmira”

Ícone no segmento cultural da cidade de Simões Filho e do estado da Bahia, Zé de Zulmira (in memorian), tradicional figura conhecida da cidade da Região Metropolitana de Salvador, nos deixou no último dia 16 de junho, e todo seu esforço no segmento foi reconhecido pela Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Cultura, que nomeou o palco principal do “Arraiá das Viúvas”, mega evento intitulado “Tradição da nossa Terra, Orgulho da Boa Gente”, com o seu nome, Zé de Zulmira.

Natural da cidade de Limoeiro, estado de Pernambuco, Zé de Zulmira chegou em Simões Filho em 1979 e era comerciante no CEASA há 44 anos.

Ele foi fundador da Associação dos Forrozeiros do Estado da Bahia no ano 2008, e em Simões Filho fundou a Banda de Forró “Frutos Nordestinos” ano de 2001, no qual tinha como membros os sanfoneiros Fernandinho Bezerra e o neto Arthuzinho Bezerra. Zé foi membro de comissão do antigo concurso de sanfoneiros na cidade.

De acordo com o filho Fernandinho Bezerra, o seu pai era um defensor ferrenho do gênero musical Forró, e contribuiu muito para o surgimento de várias bandas e artistas da cidade. “Fica agora a saudade e o legado de uma pessoa sempre alegre e defensor do Forró, e justamente lembrado no período que ele mais gostava, o mês de junho”, disse.

Em novembro de 2023, através da indicação de autoria do vereador Roberto Souza (PL), Zé de Zulmira recebeu o Título de Cidadão Simõesfilhense.

Ele deixa um importantíssimo legado na Cultura do município de Simões Filho, uma perda irreparável e que a família e todos os amigos que o conheceram se fortalecem todos os dias com o conforto de Deus.

A gestão do Prefeito Diógenes Tolentino também homenageou colocando o nome do palco das atrações na Praça Noêmia Meirelles, como Lomanto Sanfoneiro.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também