Rede Imprensa

Simões Filho promove mobilização de combate ao Aedes aegypti; Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias seguem reforçando medidas

Após o Dia D de Mobilização contra a Dengue, realizada na semana passada, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Saúde (SMS), segue dando continuidade às atividades de conscientização sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

No decorrer desta sexta-feira, 15/03, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias estiveram realizando mais uma mobilização, desta vez, a ação aconteceu no Vida Nova e em toda extensão da Via Universitária, na região do bairro CIA 2.

Durante a ação, os Agentes realizaram visitas domiciliares, orientaram a população sobre medidas preventivas e promoveram a eliminação de criadouros do mosquito. As equipes também distribuíram panfletos informativos contendo orientações detalhadas sobre os sintomas das doenças e as formas de prevenção, e recolheram possíveis focos.

“O período do verão é o propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Seguiremos na rua, fazendo o nosso papel e cumprindo o compromisso de fortalecer a rede de proteção aos simõesfilhenses.”, destacou Raimunda, Agente.

Segundo a Prefeitura, as ações serão intensificadas e outros bairros também receberão a ação. Algumas atitudes simples já ajudam no combate ao mosquito da dengue. São elas: Tampar as caixas d’água; Não deixar água acumulada na laje; Manter os lixos fechados; Utilizar areia nos vasos de plantas; Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo; Deixar as lonas esticadas; Retirar a água dos pneus.

Os sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também