Com o intuito de intensificar as ações de proteção, conscientização e promoção à vida, a Prefeitura de Simões Filho dará início à campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, neste sábado (20). As atividades serão realizadas até o próximo mês, tendo como canal oficial a redes sociais @prefeituradesimoesfilho (Facebook e Instagram).
As atividades são coordenadas pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), com o apoio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) – Nilda Fiúza, e seguirão até 17 de dezembro. A Programação visa promover a reflexão sobre importante temática, o fim da violência contra a mulher e o gênero.
Atualmente, a iniciativa acontece em 159 países. Internacionalmente, tem início no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e término no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Mas, na Bahia, são 21 Dias de Ativismo, contando a partir do dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, em referencia a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.
Confira Programação:
Dia 23.11 – às 10h:
Live de abertura;
Apresentação Musical – Fabiana Capadócia;
Palestra com o tema “O dia da Consciência Negra e sua trajetória de vida como mulher negra”.
Dia 24.11 – às 10h:
Aulão de Aeróbica.
Dia 26.11 – às 10h:
Apresentação Musical – Fabiana Capadócia, Jaqueline Mota, Lavínia Santana, Milena e Ana Paula Matos.
Dia 29.11 – às 10h:
Dia da Empreendedora (Palestrante).
Dia 01.12 – às 10h:
Live com a Dra. Daniela Abreu Chagas e os convidados Dr. Murilo Castro Oliveira (Juiz da Vara Criminal) e Dr. Jader Santos Alves (promotor de justiça);
Dia 03.12 – das 09h às 12h:
Ação de Conscientização e Prevenção – Centro Comunitário Nossa Esperança (Pitanga de Palmares).
Dia 06.12 – às 10h:
Live com o tema “Violência relacional, relação abusiva e tipos de violência”
Palestrantes – Psicólogas Mary Elena Vieira e Diana Sena Rosana Bastos.
Dia 08.12 – das 09h às 12h:
Ação de Conscientização e Prevenção – Escola Aroldo Souza Dias (Santo Antônio do Rio das Pedras).
A campanha acontece anualmente, englobando uma série de relevantes ações no período. No município, as ações em promoção à vida acontecem ininterruptamente e a população conta diariamente com os serviços de apoio, acolhimento e orientação do CRAM, que disponibiliza uma equipe técnica, com psicólogas, advogadas e assistentes sociais.