A cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebe neste sábado (20), a 2ª Copa Z6 Náutica, primeira etapa do calendário oficial de canoagem da Bahia. O evento é realizado pela Prefeitura, através das Secretarias de Turismo (Setur), Governo (Segov) e Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv), em parceria com a Federação Baiana de VA’A – FEVAABA.
Segundo a comissão organizadora, o evento reunirá cerca de 150 atletas, com largada prevista para às 9h, na nova Marina da Penha, localizada na Ribeira, capital baiana, e chegada na Marina Aratu, localizada na Baía de Aratu, em Simões Filho.
Serão 20 KM de percurso e as categorias disputadas serão: V1, V1R e OC6. Os competidores terão cinco horas para concluírem a prova principal. Logo após, a categoria estreantes individuais disputará em 6 KM de percurso, Marina Aratu/Porto da Capadócia, de ida e volta.
Entenda a canoagem:
Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia são nomes nacionalizados para denominar o esporte, que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka.
As canoas possuem cerca de 14 metros e 50 cm de largura, com 3 partes em comum: o casco, chamado Hull, o flutuador lateral, chamado Ama e os braços que ligam a canoa ao flutuador, chamados Iakos.