Redação Rede Imprensa | Marcos Castelli
A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal da Educação, pasta que tem como titular a professora Mariza Bomfim, promoveu nesta terça-feira (09), o primeiro encontro do Núcleo de Cidadania da Adolescência (NUCA). O encontro aconteceu no Centro Comunitário Ressurreição.
A iniciativa, mais uma das ações do Governo Dinha visa construir um espaço democrático de exercício de cidadania de adolescentes do município e, sobretudo, proporcionar oportunidade para a juventude se organizar em rede e discutir questões importantes para o desenvolvimento da cidade.
“O NUCA tem o compromisso e responsabilidade de mostrar aos jovens e adolescentes que é possível nesta cidade sob a gestão do prefeito Dinha que já está trabalhando muito pelo seu povo, mas se nós todos estivermos trabalhando juntos com o mesmo propósito e com o olhar para o próximo, vamos conseguir ser um município em destaque no coração de Deus e ele nos colocou aqui para sermos cada vez mais melhores e é por isso que faço educação com amor e acredito no futuro de uma Simões Filho melhor, porque através da Educação e do NUCA vamos melhorar cada dia mais a qualidade de vida das pessoas. Viva o NUCA de Simões Filho!”, incentivou os alunos a professora Mariza Bomfim, secretária municipal da Educação.
O Núcleo de Cidadania da Adolescência é uma das ações estratégicas de participação social para a conquista do Selo da Unicef e tem como prioridade incentivar a participação dos adolescentes nas políticas públicas desenvolvidas no município. O programa é voltado para os adolescentes tendo o apoio do Busca Ativa Escolar, Refazendo Sonhos e o Selo UNICEF.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes
Neste primeiro encontro participaram alunos das Escolas Enock Pimentel Tourinho (Ilha de São João), Edulino Ribeiro Monteiro (Mapele), Gildo Piana (Góes Calmon) e Centro Comunitário Nossa Esperança (Pitanga de Palmares). Alunos de 12 a 18 anos vão compor o núcleo que é um dos elementos que fazem parte da UNICEF.
O vereador Jackson Bomfim, durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal, nesta terça-feira (09), comentou sobre o NUCA. “Este trabalho está sendo feito em nossa cidade e é uma ação positiva da administração do prefeito Dinha e no mês que o município está fazendo 60 anos, nós temos que não só entregar obras, mas entregar essas atividades aos adolescentes, para nossa sociedade e inserir os jovens na discussão de cidadania, no debate político para que possamos formar cidadãos que venham participar efetivamente, não só da gestão pública, mas da iniciativa privada, podendo trazer o que é de melhor para entregar ao nosso povo”, pontuou o parlamentar.
Estiveram presentes no encontro a secretária da Educação, Mariza Bomfim; a coordenadora do programa do Busca Ativa e do NUCA, professora Edenis; a assistente social, Joseane, a chefa de gabinete da SEMED, professora Fabiana Almeida; a coordenadora de projetos, professora Cleidiane Barbosa, além dos diretores, professores e a diretora da instituição, professora Leda.