Simões Filho recebe, nos dias 29 e 30 de março, a Copa Metropolitana de Voleibol, torneio que marca a abertura do calendário estadual de competições da modalidade. A competição é organizada pela Federação Baiana de Voleibol, com o apoio da Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), e serve como preparação para o Campeonato Baiano da categoria Open, que terá início em abril.
Os jogos acontecerão em dois dias. No sábado (29), será disputada a fase classificatória, com partidas nos turnos da manhã (8h às 13h) e da tarde/noite (14h às 20h). No domingo (30), acontecem as finais, das 8h30 às 11h, no Ginásio de Esporte, no CIA 2.

A edição deste ano reunirá equipes de Simões Filho, Candeias, Mata de São João e Salvador. O torneio promete grandes confrontos, especialmente pelo histórico da seleção simõesfilhense, que conquistou três títulos no feminino e quatro no masculino nas últimas cinco edições.
Além de fortalecer a prática do voleibol na região, o torneio promove a integração entre os atletas e valoriza o talento esportivo local.