Redação REDE IMPRENSA
O vereador da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, Roberto Souza, solicitou à Mesa Diretora da Casa Legislativa, na manhã desta terça-feira, 09/08, durante Sessão Ordinária, a reiteração das Indicações nº/s 127/2021 e 080/2023, que requerem ao Poder Executivo a criação do Centro Especializado em Oncologia na cidade. A solicitação foi aprovada por todos os parlamentares presentes.
De acordo com Roberto Souza, “a proposição visa auxiliar no diagnóstico precoce de neoplasia maligna (câncer) e potencializar a possibilidade de tratamento, oferecendo ao paciente maior possibilidade de cura, sobrevida e qualidade de vida”.
A matéria encontra amparo na Lei Federal de nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que o paciente com suspeita deve em até 30 dias ter os exames realizados para elucidação e até 60 dias corridos com laudo patológico para ter acesso ao primeiro tratamento. O autor também argumenta que muitos óbitos são ocasionados por falta do diagnóstico precoce e tratamento.
Durante a sua exposição, o parlamentar argumentou que “essa é uma reiteração de suma importância para a cidade de Simões Filho, uma cidade com mais de 115 mil habitantes, de acordo com o Censo”, e completa: “não se tem um Centro de Referência para acolhimento dessas pessoas, muitas vezes essas pessoas não conseguem fechar seu diagnóstico, ficam muitas vezes, esperando sintomas aparecerem, e quando descobre é tarde demais”, disse.
“Nós precisamos ter um Centro de Referência que acolha essas pessoas e dê um norte a elas, dizer aonde vai buscar o tratamento, encaminhar, dar um transporte, é isso que essas pessoas precisam”, reforçou o parlamentar.