O Plenário da Câmara de Vereadores de Simões Filho, em sessão ordinária nesta terça-feira (24), por unanimidade aprovou o Projeto de Lei de nº 039/2017, que autoriza o Governo Municipal contratar operação de crédito com o Banco do Brasil. Em única discussão, os parlamentares aprovaram o Parecer das Comissões Permanentes de Justiça e Finanças da matéria que versa por atender os programas da área de saúde e infraestrutura.
O Projeto de Lei oriundo do Poder Executivo apreciado pelos vereadores foi visto como de “fundamental importância para os serviços de saúde, infraestrutura, além da compra de equipamentos para a iluminação pública”.
O vereador Erivaldo Canjirana (PP), ao fazer uso da palavra, parabenizou o detalhamento e precisão do uso do recurso e avaliou a iniciativa não como um empréstimo, mas uma linha de crédito que irá beneficiar a população. “É importante falar sobre isso, tendo em vista que a questão da saúde é fundamental para o município de Simões Filho e esse recurso eu chamo de investimento para a saúde, infraestrutura e uma parte para a iluminação”, disse o edil.
Ainda em seu pronunciamento, Canjirana se referiu a atual situação do município que em apenas seis meses da atual administração conseguiu retirar o nome do Cadastro Único de Convênios (CAUC) – uma espécie de SPC/SERASA das prefeituras brasileiras.
“Se o município não tivesse em dias com suas obrigações não poderia pleitear esses investimentos e linha de crédito. Isso está sendo possível devido à condição que o município de Simões Filho se encontra nos dias de hoje”, avaliou.
A vereadora Kátia Oliveira (PMDB), parabenizou o prefeito pelo investimento que visa avançar serviços prioritários para à população. “Quero parabenizar o prefeito por esta iniciativa de entender que foi eleito pelo povo e tem agido com muita responsabilidade ao trazer este Projeto para esta Casa”, disse a primeira-dama.
O pepista Jailson Soares “Jajai” considerou a matéria de fundamental importância porque vai conseguir salvar muitas vidas. Ele fez referência a alguns casos conhecidos que necessitam de um diagnóstico mais apurado e com a compra dos equipamentos, haverá um avanço na melhoria da qualidade de vida. “Aprovo a linha de crédito porque vai beneficiar bastante nosso povo de Simões Filho”, salientou.
De acordo com o vereador Manoel Carteiro (PSB), a aquisição do tomógrafo é muito importante para a cidade e apontou a necessidade também do aparelho de ressonância magnética. “Tenho certeza que logo nossa cidade terá esses dois equipamentos”.
O vereador Everton Paim (PSD), destacou a importância dos membros do Poder Legislativo e responsabilidade na aprovação desses projetos. “Nós aqui estamos dando ao prefeito autorização para fazer a linha de crédito para beneficiarmos as comunidades”.
De acordo com o 1º vice-presidente, Deni da Matalúrgica (PSD), “a linha de crédito é de grande utilidade e responsabilidade e a Casa Legislativa tem um papel muito importante para representar o povo que elegeu seus representantes”.
Já o Chefe do Legislativo, vereador Genivaldo Lima (DEM), apesar de avaliar o Projeto de fundamental importância, disse que não estava satisfeito em votar um projeto que autoriza a contratação de empréstimo, tendo em vista que hoje se faz necessário devido às antigas administrações. “Se os governos anteriores estivessem feito o ‘dever de casa’ hoje nós teríamos recursos suficientes em caixa para comprar equipamentos necessários, mas não podemos viver de passado e precisamos evoluir e é isso que vamos tratar a partir de hoje”.
Ele lembrou que em 2019, por ser um “ano eleitoral”, existe uma tendência dos governos tomarem essas iniciativas, mas o prefeito está fazendo em seu primeiro ano no comando da Prefeitura. “Isso mostra compromisso com o povo de Simões Filho”, concluiu.
Com a aprovação para contratação de operação da linha de crédito, o município irá adquirir equipamentos de saúde como o tomógrafo, raio-x digital, aparelhos para eletrocardiograma e ultrassom, além de outros equipamentos necessários. Também serão adquiridos no setor de infraestrutura, uma máquina patrol, além de materiais elétricos (lâmpadas de LED), que visa ampliar a iluminação pública em diversas localidades, contribuindo também para a segurança.